Cérebro e Mente:

Convergências entre os modelos de Piaget e Fuster

Autores

  • Helena Vellinho Corso

DOI:

https://doi.org/10.36311/1984-1655.2014.v6n0.p45-61

Palavras-chave:

Convergências; modelos de Piaget; modelos de Fuster

Resumo

Todo o grande acúmulo de informações impulsionadas pela década do cérebro (1991-1999), permaneceram inacessíveis a Piaget, morto em 1980. Mesmo assim, é impressionante a convergência entre suas proposições e esses conhecimentos em neurociências.
Entre os diferentes modelos neuropsicológicos, o modelo de funções executivas de Fuster oferece uma descrição perfeitamente compatível com as proposições piagetianas. Neste ensaio teórico, apontamos para essas convergências entre o modelo piagetiano de desenvolvimento cognitivo e o modelo de Fuster. Quanto a este último, usamos como fonte o livro (não traduzido para o Português) The Prefrontal Cortex (2008), um trabalho de síntese, em que o resultado de anos de pesquisa é apresentado em termos de um modelo coerente e empiricamente fundamentado. Trata-se da quarta edição do livro, fato que importa muito, já que a primeira edição data de 1980, e nos 28 anos que separam essas duas edições, muito se fez em pesquisa sobre cérebro, contribuindo para a fundamentação empírica do modelo final do neuropsicólogo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

COSENZA, Ramon M. Bases estruturais do sistema nervoso. In: ANDRADE, Vivian Maria; SANTOS, Flavia Heloísa; BUENO, Orlando (Org.). Neuropsicologia Hoje. São Paulo: Artes Médicas,
2004, p. 37-59.
CORSO, Helena Vellinho. Funções cognitivas – convergências entre neurociências e epistemologia genética. Porto Alegre, Revista Educação e Realidade, 34(3): 225-246. 2009.
FUSTER, Joaquín M. The prefrontal cortex (4th ed.). London: Academic Press, 2008.
STERNBERG, Robert. J. Psicologia Cognitiva. 4 ed. Porto Alegre: Artmed, 2008.
OHLWEILER, Lygia. Fisiologia e neuroquímica da aprendizagem. In: ROTTA, Newra; OHLWEILER, Lygia; RIESGO, Rudimar. Transtornos da aprendizagem: abordagem neurobiológica e multidisciplinar. Porto Alegre: Artmed, 2006, p. 43-57.
PIAGET, Jean. O nascimento da inteligência na criança. Rio de Janeiro: Guanabara, 1987.
PIAGET, Jean. Biologia e Conhecimento. Petrópolis: Vozes, 1973.
RAMOZZI-CHIAROTTINO, Z. Piaget: modelo e estrutura. São Paulo: Livraria José Olympio,
1972.
PENNINGTON, Bruce F. Diagnosing learning disorders: a neuropsychological framework. (2nd
ed). New York: Guilford Press, 2009.
NELSON, Charles A. Neurobehavioral development in the context of Biocultural Co-Constructivism. In: P. B. Baltres, P. A. Reuter-Lorentz & F. Rosler. (eds.). Lifespan Development and The
Brain: the perspective of biocultural co-construtivism. New York: Cambridge, 2006, p. 61-81.
LI, Shu-Chen. Biocultural Co-construction of lifespan development. In: P. B. Baltres, P. A. ReuterLorentz & F. Rosler. (eds.). Lifespan Development and The Brain: the perspective of biocultural
co-construtivism. New York: Cambridge, 2006, p. 41-57

Downloads

Publicado

2014-12-10

Edição

Seção

Conferência