Realidade, Conhecimento Físico e Conhecimento Social: Processos e Mecanismos Comuns de Construção

Autores

  • Adrián Oscar Dongo Montoya Universidade Estadual Paulista - Marília-SP

DOI:

https://doi.org/10.36311/1984-1655.2013.v5n0.p40-64

Palavras-chave:

Conhecimento Social, Conhecimento Físico, Construção do Real, Mecanismos Comuns.

Resumo

Através da análise do desenvolvimento do conhecimento físico e social, podemos evi-denciar os processos que permitem ao sujeito construir a realidade. Em função disso, pretendemos neste trabalho mostrar a importância do desenvolvimento do conheci-mento físico na teoria de Piaget e evidenciar a existência de processos e mecanismos comuns entre essa forma de conhecimento e o conhecimento social. Após observar a importância do estudo da construção do conhecimento físico, mostraremos as caracte-rísticas específicas da construção desse conhecimento em relação ao conhecimento ló-gico-matemático. Logo a seguir, indagaremos se os processos e mecanismos básicos na construção do conhecimento físico são susceptíveis de serem estendidos para a cons-trução dos objetos sociais e culturais. Na parte conclusiva, analisaremos se as relações estabelecidas entre as diferentes formas de conhecimento podem contribuir para a di-vulgação da teoria de Piaget e para a solução de questões relacionadas à ação pedagó-gica.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Referências

DELVAL, J. La representación infantil del mundo social. In: ELLIOT, T. (Org.)
El mundo social en la mente infantil. Madrid: Alianz Editorial, 1989.
DONGO MONTOYA, A. O. Contribuições da psicologia e epistemologia
genéticas para a educação. In: CARRARA, K. (Org.) Introdução à psicologia da
educação. São Paulo: Avercamp, 2004.
DONGO MONTOYA, A. O. Conhecimento físico e conhecimento social: dados
psicogenéticos para a ação escolar. In: DONGO MONTOYA, A. O. (Org.)
Contribuições da psicologia para a educação. Campinas: Mercado de Letras,
2007.
FERREIRO, E. Reflexões sobre alfabetização. São Paulo: Cortez/Autores
Associados, 1986a.
FERREIRO, E. Alfabetização em processo. São Pualo: Cortez/Autores
Associados, 1986b.
FERREIRO, E.; TEBEROSKY, A. Psicogênese da língua escrita. Porto Alegre:
Artes Médicas, 1986.
PIAGET, J. La causalité physique chez l'enfant. Paris: F. Alcan, 1927.
PIAGET, J. Introduction à l'épistemologie génétique. Paris: Presses Univ. de
France, 1974. 3 Vol.
PIAGET, J. O desenvolvimento das quantidades físicas na criança. Rio de
Janeiro: Zahar, 1975.
PIAGET, J. Études sociologiques. Genève-Paris: Libraire Droz, 1977.
PIAGET, J. A formação do símbolo na criança: Imitação, jogo e sonho. Imagem
e representação. Rio de Janeiro: Guanabara-Koogan, 1978.
PIAGET, J. O juízo moral na criança. São Pualo: Sammus, 1994.
PIAGET, J. A representação do mundo na criança. São Pualo: Idéias & Letras,
2005.

Downloads

Publicado

2022-02-07

Edição

Seção

Conferência