Discussão Virtual sobre "Crianças Prodígio" - Reflexões à luz das Teorias do Desenvolvimento Cognitivo

Autores

  • Sabrina Sacoman Campos Programa de Pós Graduação da Universidade Estadual Paulista - Marília-SP
  • Carla Andressa Plácido Ribeiro de França Programa de Pós Graduação da Universidade Estadual Paulista - Marília-SP
  • Cristiane Pereira Marquezini Programa de Pós Graduação da Universidade Estadual Paulista - Marília-SP

DOI:

https://doi.org/10.36311/1984-1655.2012.v4n2.p211-232

Palavras-chave:

Crianças-Prodígio, Teorias do Desenvolvimento Cognitivo, Jean Piaget.

Resumo

O artigo relata uma discussão virtual realizada no grupo de discussão GPEGBrasil (Grupo de Discussão dos Pesquisadores e Pesquisadoras em Epistemologia Genética no Brasil). A discussão foi ocasionada pela postagem de um vídeo sobre uma “criança prodígio”, que levou ao questionamento sobre possíveis respostas explicativas do fenômeno, dadas pelas teorias do desenvolvimento cognitivo existentes até o momento. As diversas visões apresentadas por vários membros da lista de e-mail possibilitaram interessantes tentativas para explicar o fenômeno das “crianças prodígio”, proporcionando, também, interlocuções entre a teoria piagetiana e as demais teorias. As reflexões instigaram e levantaram problemáticas sobre o fenômeno, que ainda devem ser melhor investigadas cientificamente.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

DURKHEIM, E. Regras do método sociológico. SP: Abril, Coleção Pensadores, 1978.
p. 71- 156
MOSCOVICI, S. A representação social da psicanálise. RJ: Zahar, 1978.
_______. On social representation. In: FORGAS, J. P. Social cognition; perspectives on
everyday understanding. Londres: Academic Press, 1981.

Downloads

Publicado

2013-01-15

Edição

Seção

Discussão