Combinação de Líquidos: Uma Análise do Pensamento Operatório Formal por meio do Método Cínico
DOI:
https://doi.org/10.36311/1984-1655.2012.v4n1.p85-108Palavras-chave:
Ensino de Química; Pensamento Formal; Combinação de Líquidos.Resumo
O objetivo desta pesquisa centrou-se em identificar, analisar e avaliar as respostas de alunos sobre a transformação química da matéria, a partir da aplicação da prova de combinação de líquido. Procurou-se determinar, mediante as respostas dos alunos entrevistados, os níveis do pensamento formal em que eles se encontravam. Com esse experimento se pode mostrar como crianças a partir de doze anos são capazes de elaborar suposições a respeito da combinação de líquidos para chegar numa dada cor. Essa prova específica tem como objetivo principal avaliar a capacidade de compreensão da combinação lógica utilizando substâncias químicas. Participaram deste estudo 16 adolescentes de uma escola particular da Região Metropolitana de Campinas, São Paulo. A aplicação da prova de líquido possibilitou analisar as estratégias utilizadas por adolescentes ao resolverem um problema de combinatória. A capacidade dos estudantes de formarem sistematicamente todas as combinações possíveis demonstra a presença do pensamento combinatório, próprio do período formal.
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