INTERVENÇÕES COM JOGOS EM CONTEXTO REMOTO: INFLUÊNCIAS EM FUNÇÕES EXECUTIVAS E SATISFAÇÃO DE VIDA

Autores

  • Maria Thereza Costa Coelho de Souza Professora Titular do Departamento de Psicologia da Aprendizagem, do Desenvolvimento e da personalidade do Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo (USP) https://orcid.org/0000-0002-9802-0864
  • Ana Lucia Pétty Mestre em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano pelo Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo (USP) https://orcid.org/0000-0002-1037-6728
  • Camila Tarif Ferreira Folquitto Doutora em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano pelo Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo (USP) https://orcid.org/0000-0003-0726-4247
  • Mariana Inés Garbarino Doutora em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano pelo Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo (USP) e Professora da Faculdade Federal do ABC https://orcid.org/0000-0003-3013-909X
  • Samara Oliveira Rocha Doutoranda no Programa e Pós-Graduação em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano do Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo (USP) https://orcid.org/0000-0002-3036-5508
  • Sheila de Cassia Ferreira Torres Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Psicologia Escolar e Desenvolvimento Humano do Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo (USP) https://orcid.org/0000-0002-8448-0464
  • Sofia Zdonek Mongeló Graduada em Psicologia pelo Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo (USP) https://orcid.org/0000-0002-5145-610X
  • Tamires Monteiro Doutora em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano pelo Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo (USP) e professora da Faculdade Sesi de Educação https://orcid.org/0000-0003-2462-1541

DOI:

https://doi.org/10.36311/1984-1655.2024.v16n1.p70-108

Palavras-chave:

Intervenções, Contexto remoto, Jogos, Funções executivas, Satisfação de vida.

Resumo

Esta pesquisa pretendeu observar possíveis influências de intervenções por meio de oficinas de jogos, realizadas à distância, sobre funções executivas e sentimentos de satisfação de vida de crianças com dificuldades escolares. O estudo teve como bases teóricas a epistemologia genética piagetiana e os conceitos de funções executivas e satisfação de vida na infância. Quanto às intervenções lúdicas, a investigação se fundamentou no programa de intervenção com jogos realizado há mais de três décadas no laboratório de uma universidade pública, o qual ofereceu subsídios metodológicos para a execução da pesquisa à distância. O método foi composto de instrumentos já validados na literatura (WISC e Escala Multidimensional de Satisfação de Vida para Crianças), bem como de protocolos de registro utilizados regularmente para análise dos procedimentos para jogar e dos aspectos atitudinais no âmbito do programa de intervenção com oficinas de jogos. Além disso, os procedimentos para coleta e análise de dados seguiram os elementos principais de um estudo empírico, com dois grupos de participantes (Controle e Experimental); pré-teste; intervenção e pós-teste. Os principais resultados indicaram que os grupos Controle e Experimental foram equivalentes do ponto de vista estatístico; que correlações significativas foram observadas entre o índice de memória operacional, a compreensão e o sequenciamento de números e letras avaliados pelo WISC e aspectos ligados às funções executivas avaliados nos protocolos de registro do jogar; que o grupo Experimental demonstrou avanços em seus resultados relacionados às funções executivas, já após o primeiro semestre de intervenções; e que os sentimentos de satisfação de vida após um semestre de intervenções estiveram ligados mais ao domínio da família do que aos domínios do self e self comparado. Dentre as conclusões do estudo, merecem destaque: o protocolo de registro do jogar aparentemente avalia as mesmas funções ou habilidades executivas que os subtestes do WISC, revelando seu potencial metodológico; mudanças nos sentimentos de satisfação de vida nos domínios do self e self comparado demandam mais tempo de intervenções; e oficinas de jogos, realizadas à distância, com jogos concretos e acompanhamento de adultos, são possíveis, sendo uma ferramenta nova tanto para pesquisa como para atividades de extensão, ampliando o alcance dos benefícios para crianças e suas famílias.

Referências

BEST, J. R.; MILLER, P. H. A developmental perspective on executive function. Child development, v. 81, n. 6, p. 1641 1660, 2010. Disponível em: https://doi.org/10.1111/j.1467-8624.2010.01499.x. Acesso em: 14 nov. 2023.

CAILLOIS, R. Los juegos y los hombres: la máscara y el vértigo. México: FCE, 1986.

COTONHOTO, L. A.; ROSSETTI, C. B.; MISSAWA, D. D. A. A importância do jogo e da brincadeira na prática pedagógica. Construção psicopedagógica, v. 27, n. 28, p. 37-47, 2019. Disponível em: http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1415-69542019000100005&lng=pt&nrm=iso. Acesso em: 10 nov. 2023

DEUS, G. B. de; COUTINHO, R. X. Qualidade de vida durante a pandemia da covid-19: um estudo com estudantes do ensino médio integrado. Revista Interdisciplinar de Ensino, Pesquisa e Extensão, v. 8, n. 1, p. 363–373. Disponível em: https://doi.org/10.33053/revint.v8i1.340. Acesso em: 11 nov. 2023

DIAMOND, A. Executive functions. Annual Review Psychology, v. 64, p. 135-168, 2013. Disponível em: https://doi.org/10.1146/annurev-psych-113011-143750. Acesso em: 10 jan. 2023

ENUMO, S. R. F.; LINHARES, M.B.M. Contribuições da Psicologia no Contexto da Pandemia da COVID-19. Estudos de Psicologia (Campinas), v. 37, p. 200110e, 2020. Disponível em: https://doi.org/10.1590/1982-0275202037e200089. Acesso em: 18 nov. 2023.

FIELD, A. Descobrindo a Estatística Usando o SPSS. 5a edição. Porto Alegre: Penso, 2020.

FOLQUITTO, C. T. F.; SOUZA, M. T. C. C. de. Desenvolvimento da noção operatória de tempo: contribuições para a compreensão do Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH). Schème - Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas, v. 7, n. 1, p. 91-113, 2015. Disponível em: http://www2.marilia.unesp.br/revistas/index.php/scheme/article/view/5319. Acesso em: 14 nov. 2023.

FOLQUITTO, C. T. F.; GARBARINO, M. I.; SOUZA, M. T. C. C. Psicologia do Desenvolvimento: teorias e práticas contemporâneas. Rio de Janeiro: LTC, 2023.

GARBARINO, M. I.; SOUZA, M. T. C. C. de; PETTY, A. L.; FOLQUITTO, C. T. Jogos e intervenções grupais no atendimento de crianças com dificuldades escolares. Psico, v. 51, n. 3, p. e30367, 2020. Disponível em: https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/revistapsico/article/view/30367. Acesso em: 10 jan. 2023.

HAUKOOS, J. S.; LEWIS, R. J. Advanced statistics: bootstrapping confidence intervals for statistics with "difficult" distributions. Academic Emergency Medicine: Official Journal of The Society for Academic Emergency Medicine, v. 12, n. 4, p. 360–365, 2005. Disponível em: https://doi.org/10.1197/j.aem.2004.11.018. Acesso em: 05 jun. 2023.

HOUDÉ, O. Le raisonnement. Coleção Que sais-je?. Paris: Puf, 2014.

HOUDÉ, O. Génération Z: le cerveau des enfants du numérique. Entretien avec Olivier Houdé. Sciences et Avenir, AFP, 2015.

INHELDER, B.; CELLÉRIER, G. O percurso das descobertas da criança: pesquisa sobre as microgêneses cognitivas. Lisboa: Instituto Piaget, 1992.

LA TAILLE, Y.; OLIVEIRA, M. K. de; DANTAS, H. Piaget, Vygotsky e Wallon: teorias psicogenéticas em discussão. São Paulo: Summus, 1992.

MACEDO, L. de. Os jogos e sua importância na escola. Cadernos de Pesquisa, São Paulo, n. 93, p. 05–11, 1995. Disponível em: https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/843. Acesso em: 10 jan. 2023.

MACEDO, L.; PETTY, A. L. S.; PASSOS, N. C. Quatro Cores, Senha e Dominó: Oficinas de jogos em uma perspectiva construtivista e psicopedagógica. São Paulo: Casa do Psicólogo, 1997.

MACEDO, L.; PETTY, A. L. S.; PASSOS, N. C. Os jogos e o lúdico na aprendizagem escolar. Porto Alegre: Artmed, 2005.

OLIVEIRA, C. M. de; MENDONÇA FILHO, E. J. de; MARASCA, A. R.; BANDEIRA, D. R.; GIACOMONI, C. H. Escala Multidimensional de Satisfação de Vida para crianças: revisão e normas. Avaliação Psicológica, v. 18, n. 1, p. 31-40, 2019. Disponível em: https://dx.doi.org/10.15689/ap.2019.1801.15492.04. Acesso em: 14 jan. 2023.

PETTY, A. L. S.; SOUZA, M. T. C. C. de. Executive functions development and playing games. US-China Education Review B, v. 9, p. 795-801, 2012. Disponível em: https://files.eric.ed.gov/fulltext/ED537211.pdf. Acesso em: 10 jan. 2023.

PETTY, A. L. S.; SOUZA, M. T. C. C. de; MONTEIRO, T. A. Intervenção com jogos em processos de desenvolvimento e aprendizagem. Psicologia da Educação, São Paulo, v. 49., p. 31-39. 2019. Disponível em: http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-69752019000200004. Acesso em: 10 jan. 2023.

PETTY, A. L.; SOUZA, M. T. C. C. de. Guia do L.E.D.A.: oficinas de jogos, estudos e tematizações. São Paulo: Laboratório de Estudos sobre Desenvolvimento e Aprendizagem do Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo, 2021.

PIAGET, J. O juízo moral na criança. Trad. E. Lenardon. São Paulo: Summus, 1932.

PIAGET, J. Estudos sociológicos. Trad. Agnes Cretella. Rio de Janeiro: Forense, 1965.

PIAGET, J. A equilibração das estruturas cognitivas: problema central do desenvolvimento. Lisboa: Publicações Dom Quixote, 1974.

PIAGET, J. Fazer e compreender. São Paulo: Edusp, 1978.

PIAGET, J. A tomada de consciência. São Paulo: Melhoramentos, 1977.

PIAGET, J.; INHELDER, B. A Psicologia da criança. São Paulo: Difel, 1966.

SCHLEMENSON, S. Enfoque psicoanalítico del tratamiento psicopedagógico. Cadernos de Psicopedagogia, v. 5, n. 9, São Paulo, 2005.

SILVA, J. B. Repercussões do distanciamento social e adoecimento por covid-19 na qualidade de vida de crianças de 7 a 9 anos. 2022. 236 f. Dissertação (Mestrado em Enfermagem) - Escola de Enfermagem, Universidade Federal de Minas Gerais, 2022. Disponível em: https://www.enf.ufmg.br/index.php/noticias/2500-pesquisa-aponta-piora-na-qualidade-de-vida-das-criancas-durante-a-pandemia-da-covid-19. Acesso em: 09 fev. 2024.

SOARES, A. H. R.. MARTINS, A. J.; LOPES, M. da C. B.; BRITTO, J. A. A. de; OLIVEIRA, C. Q. de; MOREIRA, M. C. N. Qualidade de vida em crianças e adolescentes: uma revisão bibliográfica. Ciência & Saúde Coletiva, v. 16, n. 7, 2011. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S1413-81232011000800019. Acesso em: 24 mar. 2024.

SOUZA, M. T. C. C de. Intervenção psicopedagógica: como e o que planejar?. In: SISTO, Fermino F. F. (org.). Atuação Psicopedagógica e aprendizagem escolar. Rio de Janwieo: Vozes, 1996/2005. p. 113-126.

SOUZA, M. T. C. de; PETTY, A. L.; KUNSCH, C.; SANTOS, R. J. Desafiando crianças a pensar: intervenção com jogos. Revista Construção Psicopedagógica, v. 26, n. 27, p. 53-69, 2018. Disponível em: http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1415-69542018000100006. Acesso em: 10 jan. 2023.

SOUZA, M. T. C. C. de; PETTY, A. L. Programa de intervenção com jogos: teoria e prática. Revista de Cultura e Extensão USP, v. 18, p. 25–36, 2017. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/rce/article/view/143591. Acesso em: 10 jan. 2023.

WECHSLER, D. Escala Weschsler de inteligência para crianças: WISC-IV. Manual Técnico. Tradução do manual original Maria de Lourdes Duprat. (4. ed.). São Paulo: Casa do Psicólogo, 2013.

Downloads

Publicado

2024-07-12

Edição

Seção

Artigo