RELAÇÕES ENTRE O DESENVOLVIMENTO COGNITIVO E O ESPAÇO REPRESENTATIVO ARQUITETÔNICO SOB A ÓTICA PIAGETIANA

Autores

  • Luciana Sandrini Rocha Professora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense (IFSul) https://orcid.org/0000-0003-0944-0849
  • Márcia Rodrigues Notare Professora do Programa de Pós-Graduação em Informática na Educação (PPGIE) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

DOI:

https://doi.org/10.36311/1984-1655.2023.v15.n2.p92-131

Palavras-chave:

Raciocínio espacial, Espaço representativo, Abstrações reflexionantes, Piaget, BIM

Resumo

A formação em Arquitetura, Engenharia e Construção (AEC) requer que os pro-fissionais consigam planejar, representar e interpretar informações representadas de forma gráfica e/ou textual em projetos de arquitetura e, portanto, de sua ha-bilidade de raciocinar espacialmente. No entanto, os estudantes têm apresentado dificuldades com este tipo de raciocínio e, aliado a isso, o desenvolvimento do sistema BIM (Building Information Modeling) e sua necessidade de inserção curricular rompe com práticas docentes tradicionais e exige novas formas de ensinar. A ampla pesquisa que Piaget desenvolveu, em especial junto da psicóloga e pe-dagoga suíça Bärbel Inhelder, traz importantes contribuições para a compreensão do processo de representação do espaço na criança e no adolescente. Assim, este estudo tem como objetivo compreender, sob a ótica piagetiana, as relações entre o desenvolvimento cognitivo e o espaço representativo em ambientes BIM. Para tal, propõe-se um diálogo entre obras de diferentes fases do autor. Os resultados fornecem subsídios teóricos que podem auxiliar pesquisadores e docentes no apoio a processos de ensino e aprendizagem, sobretudo os que trabalham na formação de profissionais que atuam diretamente sobre o espaço, tais como arqui-tetos, engenheiros civis e técnicos em edificações.

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Publicado

2024-01-08

Edição

Seção

Artigo