CYBERBULLYING ENTRE ESTUDANTES UNIVERSITÁRIOS BRASILEIROS: EVIDÊNCIAS SOBRE O FENÔMENO E SUA RELAÇÃO COM A EDUCAÇÃO PARA A CONVIVÊNCIA ÉTICA

Autores

  • Loriane Trombini-Frick Professora da Universidade Federal do Paraná (UFPR)
  • Juliana Aparecida Matias Zechi Professora do curso de Pedagogia do Instituto Federal de São Paulo (IFSP), Campus de Presidente Epitácio
  • Pedro Afonso Cortez Professor Adjunto no Programa de Pós-Graduação em Psicologia Forense da Universidade Tuiuti do Paraná (UTP)

DOI:

https://doi.org/10.36311/1984-1655.2023.v15.n1.p176-207

Palavras-chave:

Violência, Prevalência, Preditores de cyberbullying, Discriminação, Universidade

Resumo

O ambiente universitário é espaço de aprendizagens, relações, interações, trocas e buscas por informações que ocorrem de forma presencial e virtual. Contudo, também é local de experiências negativas, como situações de vitimização por cyberbullying. Trata-se de um tipo de agressão que ocorre via internet ou aparelhos de comunicação, afetando de múltiplas formas os estudantes, o que torna essencial compreendê-lo, enfrentá-lo e preveni-lo nos espaços educacionais, incluindo o ensino superior. O objetivo deste estudo foi descrever os tipos de vitimização por cyberbullying em função de frequência e gravidade de ocorrência; verificar se as variáveis individuais (gênero, etnia/raça, identidade afetivo sexual, ano de ingresso no curso e percepção de discriminação) e contextual (acolhimento institucional à diversidade) são preditoras da ocorrência de vitimização por cyberbullying; e discutir implicações para a convivência ética no ambiente universitário. A amostra foi composta por 1292 estudantes de graduação de uma instituição de ensino público do Brasil, com idade média de 23,75 (DP = 6,97), sendo 58,4% do gênero feminino, 87,2% heterossexuais e 63,2% brancos. A escala é um instrumento de autorrelato com quatro itens que avaliam situações de vitimização sistemática pela Internet ou meios de comunicação digitais; sete itens de percepção de discriminação por pessoas da instituição; quatro itens que avaliam a percepção de situações de violências cometidas por docentes ou outros servidores da instituição; 15 itens que avaliam a percepção dos universitários sobre o acolhimento institucional à diversidade e questionário sociodemográfico. Os resultados apontam as brincadeiras e rumores em redes sociais, seguidas de práticas de exclusão de redes sociais como as mais frequentes de cyberbullying entre os universitários. Destacou-se as variáveis de discriminação prévia, vitimização por docentes e técnicos, gênero e ano de ingresso na predição da ocorrência de vitimização por cyberbullying. Por fim, ressalta-se a importância de ações institucionais efetivas para a promoção da convivência ética em contextos universitários visando a superação do cyberbullying. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ALBUQUERQUE, P. P.; WILLIAMS, L. C. de A. "Minha pior experiência escolar": Caracterização retrospectiva da vitimização de estudantes. Estud. psicol. (Natal), Natal, v. 23, n. 2, p. 133-144, jun. 2018. Disponível em: http://dx.doi.org/10.22491/1678-4669.20180014. Acesso em: 13 fev. 2023.

BANNINK, R. et al. Cyber and traditional bullying victimization as a risk factor for mental health problems and suicidal ideation in adolescents. PloS one, v. 9, n. 4, p. e94026, 2014. Disponível em: https://doi.org/10.1371/journal.pone.0094026. Acesso em: 25 jan. 2023.

BASTOS, J. L. et al. Explicit discrimination and health: development and psychometric properties of an assessment instrument. Revista de Saúde Pública, v. 46, p. 269-278, 2012. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S0034-89102012000200009 Acesso em: 14 out. 2022.

BECKER, F. Piaget & Freire; epistemologia e pedagogia. Schème: Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas, v. 11, p. 25-53, 2019.

BOZZA, T. C. L.; VINHA, T. P. Quando a violência virtual nos atinge: os programas de educação para a superação do cyberbullying e outras agressões virtuais. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, v. 12, n. 3, p. 1919-1939, 2017. Disponível em: http://dx.doi.org/10.21723/riaee.v12.n.3.2017.10369. Acesso em 9 fev. 2023.

BRASIL. Lei nº 13718, de 24 de setembro de 2018. Altera o Decreto-Lei nº 2.848, de 7 de dezembro de 1940 (Código Penal), para tipificar os crimes de importunação sexual e de divulgação de cena de estupro, tornar pública incondicionada a natureza da ação penal dos crimes contra a liberdade sexual e dos crimes sexuais contra vulnerável, estabelecer causas de aumento de pena para esses crimes e definir como causas de aumento de pena o estupro coletivo e o estupro corretivo; e revoga dispositivo do Decreto-Lei nº 3.688, de 3 de outubro de 1941 (Lei das

Contravenções Penais). Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2015-2018/2018/lei/L13718.htm. Acesso em: 13 fev. 2023.

BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação: Lei nº 9.394/96 – 24 de dez. 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Brasília, 1996. Nacional. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Leis/L9394.htm.

Acesso em: 01 jul. 2020.

BRASIL, MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Base Nacional Comum Curricular. Publicação. Brasília: MEC, 2017. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/. Acesso em: 01 jul. 2020.

CALIXTO, D.; LUZ-CARVALHO, T. G.; CITELLI, A. David Buckingham: a Educação Midiática não deve apenas lidar com o mundo digital, mas sim exigir algo diferente. Comunicação & Educação, v. 25, n. 2, p. 127-137, 2020. Disponível em:

https://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/182270 . Acesso em: 9 fev. 2023.

CALVETE, E. et al. Cyberbullying in adolescents: Modalities and aggressors’ profile. Computers in Human Behavior, v. 26, n. 5, p. 1128–1135, 2010. Disponível em: https://doi.org/10.1016/j.chb.2010.03.017. Acesso em: 15 mar. 2023.

CASTAÑEDA, R. C.; JIMÉNEZ, E. V.; ROMERO, H. C. C. Variables individuales y sociales em estudiantes universitários ciberacosadores. Dilemas contemporáneos: educacion, política y valores v. 8, n. 5, 2020. Disponível em: https://doi.org/10.46377/dilemas.v8i.2502 h. Acesso em: 9 fev. 2023.

FRICK, L. T. et al. AÇÕES FORMATIVAS PARA DOCENTES EM TEMPOS DE PANDEMIA. e-Mosaicos, v. 10, n. 25, p. 177-192, 2021. Disponível em: https://doi.org/10.12957/e-mosaicos.2021.58842. Acesso em: 13 fev. 2023.

FRICK, L. T.; ZECHI, J. A. M. Bullying entre estudantes universitários. In: Bullying perspectivas e propostas nacionais de intervenção. Org. GOMIDE, P. I. C.; STELKO-PEREIRA, A. K. Curitiba: Juruá, 2020.

FRICK, L. Prevenção e contenção do bullying escolar: ações governamentais no Brasil e na Espanha. Curitiba, Paraná: CRV, 2019.

GAFFNEY, H. et al. Are cyberbullying intervention and prevention programs effective? A systematic and meta analytical review. Aggression and violent behavior, v. 45, p. 134-153, 2019. Disponível em: https://doi.org/10.1016/j.avb.2018.07.002 Acesso em: 13 fev. 2023.

GUO, S. A meta‐analysis of the predictors of cyberbullying perpetration and victimization. Psychology in the Schools, v. 53, n. 4, p. 432-453, 2016. Disponível em: https://doi.org/10.1002/pits.21914 Acesso em: 13 fev. 2023.

HEMPHILL, S. A.; HEERDE, J. A. Adolescent predictors of young adult cyberbullying perpetration and victimization among Australian youth. Journal of Adolescent Health, v. 55, n. 4, p. 580-587, 2014. Disponível em: https://doi.org/10.1016/j.jadohealth.2014.04.014 Acesso em: 14 fev. 2023.

HINDUJA, S.; PATCHIN, J. W. Bullying, cyberbullying, and suicide. Archives ofsuicide research, v. 14, n. 3, p. 206-221, 2010. Disponível em: https://doi.org/10.1080/13811118.2010.494133 Acesso em: 14 fev. 2023.

HUTCHINSON, S. R.; RAYMOND, K. J.; BLACK, K. R. Factorial invariance of a campus climate measure across race, gender, and student classification. Journal of Diversity in Higher Education, v. 1, n. 4, p. 235, 2008. Disponível em: https://psycnet.apa.org/doi/10.1037/a0014419 Acesso em: 14 fev. 2023.

INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA. Pesquisa Nacional de Saúde do Escolar: 2015. Rio de Janeiro: IBGE, 2016. Disponível em: https://biblioteca.ibge.gov.br/visualizacao/instrumentos_de_coleta/doc4595.pdf. Acesso em: 10 nov. 2022.

KIM, S. S.; LEE, J. J.; DE GAGNE, J. C. Exploration of Cybercivility in Nursing Education Using Cross-Country Comparisons. International Journal of Environmental Research and Public Health. v. 17, n. 19:7209, 2020. Disponível em: https://doi.org/10.3390/ijerph17197209. Acesso em: 13 fev. 2023.

KRITSOTAKIS, G. et al. Associations of bullying and cyberbullying with substance use and sexual risk taking in young adults. Journal of nursing scholarship, v. 49, n. 4, p. 360-370, 2017. Disponível em: https://doi.org/10.1111/jnu.12299 Acesso em: 13 fev. 2023.

LORENTE, L. M.; TORT, E. G. Prevalence of sexting in Young University students: Motivation and perception of risk Psychology, Society & Education v. 13, n. 1, p. 99-114, 2021. DOI: Disponível em:

https://doi.org/10.25115/psye.v1i1.3482 . Acesso em: 13 fev. 2023.

MARTÍNEZ-MONTEAGUDO, M. C. et al. Relationship between suicidal thinking, anxiety, depression and stress in university students who are victims of cyberbullying. Psychiatry Research, v. 286, p. 112856, 2020. Disponível em:

https://doi.org/10.1016/j.psychres.2020.112856 Acesso em: 13 fev. 2023.

MENIN, M. S. S. Adesão a valores sociomorais na contemporaneidade: um estudo com escolares de Ensino Fundamental e Médio. Schème: Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas, v. 11, p. 86-122, 2019. Disponível em: https://doi.org/10.36311/1984-1655.2019.v11esp.05.p86. Acesso em: 13 fev.

MUSHARRAF, S. et al. General and ICT Self-Efficacy in Different Participants Roles in Cyberbullying/Victimization Among Pakistani University Students. Frontiers in psychology v. 10, n. 1098, 2019. Disponível em: https://www.frontiersin.org/articles/10.3389/fpsyg.2019.01098/full. Acesso em: 13 fev. 2023.

MYERS, C.; COWIE, E. Cyberbullying across the Lifespan of Education: Issues and Interventions from School to University. International Journal of Environmental Research and Public Health, v. 16, n. 7, 2019. Disponível em: https://doi.org/10.3390/ijerph16071217 Acesso em: 13 fev. 2023.

OLWEUS, D. Cyberbullying: An overrated phenomenon? European Journal of Developmental Psychology v. 9, n. 5, p. 520-538, 2012. Disponível em: https://doi.org/10.1080/17405629.2012.682358. Acesso em: 13 fev. 2023.

PATCHIN, J. W.; HINDUJA, S. Measuring cyberbullying: Implications for research. ELSEVIER, v. 23, p. 69–74, 2015. Disponível em: https://doi.org/10.1016/j.avb.2015.05.013 . Acesso em: 13 fev. 2023.

PELED, Y. Cyberbullying and its influence on academic, social, and emotional development of undergraduate students Heliyon, v. 5, n. 3, 2019. Disponível em: https://doi.org/10.1016/j.heliyon.2019.e01393. Acesso em: 13 fev. 2023.

PIAGET, J. Os procedimentos da Educação Moral. In: PARRAT, S.; TRYPHON, A. Sobre a pedagogia. São Paulo: Casa do Psicólogo, 1930/1998.

PIAGET, J. O juízo moral na criança. Tradução de Elzon Lenardon. São Paulo: Summus, 1932/1994.

PIAGET, J. O nascimento da inteligência na criança. 3. ed. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1936/1978.

POWELL, A.; SCOTT, A. J.; HENRY, N. Digital harassment and abuse: Experiences of sexuality and gender minority adulTS European Journal of Criminology v. 17, n. 2, p. 199-223, 2020. Disponível em: https://doi.org/10.1177/1477370818788006. Acesso em: 13 fev. 2023.

RESETT, S.; PUTALLAZ, P. R. Cybervictimización y cyberagresión en estudiantes universitarios: problemas emocionales y uso problemático de nuevas tecnologías Rev. psicodebate: psicología. cult. soc. v. 18, n. 02, 2018. Disponível em: http://www.scielo.org.ar/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2451-66002018000200003&lang=pt. Acesso em: 13 fev. 2023.

RONIS, S.; SLAUNWHITE, A. Gender and geographic predictors of cyberbullying victimization, perpetration, and coping modalities among youth. Canadian journal of school psychology, v. 34, n. 1, p. 3-21, 2019. Disponível em: https://us.sagepub.com/en-us/journals-permissions Acesso em: 13 fev. 2023.

SAM, D. L. et al. Cyberbullying victimization among high school and university students in Ghana. Deviant Behavior, v. 40, n. 11, p. 1305-1321, 2019. Disponível em: https://doi.org/10.1080/01639625.2018.1493369 Acesso em: 13 fev. 2023.

SCHULTZE‐KRUMBHOLZ, A.; ITTEL, A.; SCHEITHAUER, H. The association between in‐class cultural diversity with empathy and bullying in adolescence: A multilevel mediation analysis. International journal of psychology, v. 55, n. 5, p. 769-778, 2020. Disponível em: https://doi.org/10.1002/ijop.12700 Acesso em: 13 fev. 2023.

SEBER, G. AF; LEE, A. J. Linear regression analysis. John Wiley & Sons, 2012.

SHAIKH, F. B.; REHMAN, M.; AMIN, A. Cyberbullying: A systematic literature review to identify the factors impelling university students towards cyberbullying. IEEE Access, v. 8, p. 148031-148051, 2020. Disponível em: https://doi.org/10.1109/ACCESS.2020.3015669 Acesso em: 20 mar. 2023.

SHI, L. et al. Racial Discrimination, Mental Health and Behavioral Health During the COVID-19 Pandemic: a National Survey in the United States. Journal of General Internal Medcine v. 37, p.2496–2504, 2022. Disponível em: https://doi.org/10.1007/s11606-022-07540-2. Acesso em: 13 fev. 2023.

SMITH, P. K. Cyberbullying: Challenges and opportunities for a research program - A response to Olweus. European Journal of Developmental Psychology, v. 9, n.5, 553-558. Disponível em: https://doi.org/10.1080/17405629.2012.689821. Acesso em: 20 mar. 2023.

SMITH, P.K.; DEL BARRIO, C. Y TOKUNAGA, R. Definitions of Bullying and Cyberbullying: How Useful Are the Terms? In S. BAUMAN, J. WALKER Y D. CROSS (Eds) Principles of Cyberbullying Research. Definitions, measures and methodology (pp.26-40). NYork/Londres: Routledge. 2012.

SOUZA, S. B.; SIMÃO, A. M. V. Clima universitário e cyberbullying: um estudo com estudantes do Brasil e Portugal. Revista @mbientação, [S.I.], v. 10, n. 2. p. 181–196, 2017. Disponível em: https://publicacoes.unicid.edu.br/index.php/ambienteeducacao/article/view/106. Acesso em: 13 fev. 2023.

SOUZA, S. B. et al. University students’ perceptions of campus climate, cyberbullying and cultural issues: implications for theory and practice. Studies in Higher Education, v. 43, n. 11, p. 2072-2087, 2018. Disponível em: https://doi.org/10.1080/03075079.2017.1307818 Acesso em: 13 fev. 2023.

SOUZA, S. B. et al. The dynamic of cyberbullying in university students: Moderating effects of gender and culture. REMIE: Multidisciplinary Journal of Educational Research, v. 12, n. 3, p. 322-348, 2022. Disponível em: https://doi.org/10.17583/remie.8999 Acesso em: 13 fev. 2023.

TROMBINI-FRICK, L.; ZECHI, J. A. M.; STELKO-PEREIRA, A. C.; CORTEZ, P. A. A jornada diária: o trabalho com a convivência ética nas escolas. In.: Edna Alves Chagas Rutkowski; Ana Maria Falcão de Aragão. (Orgs.) Formação docente e práticas transformadoras. 1ed. São Paulo: Pearson Education do Brasil, p. 150-177, 2022.

WATTS, L. K. et al. Cyberbullying in higher education: A literature review. Computers in Human Behavior, v. 69, p. 268-274, 2017. Disponível em: https://doi.org/10.1016/j.chb.2016.12.038 Acesso em: 17 nov. 2022.

ZECHI, J. A. M.; FRICK, L. T.; MENIN, M. S. S. Educação para a convivência ética: uma emergência. Revista Espaço Pedagógico, v. 28, n. 3, p. 1123-1148, 2021. Disponível em: https://doi.org/10.5335/rep.v28i3.11411. Acesso em: 13 fev. 2023.

ZECHI, J. A. M.; VINHA, T. P. A convivência ética em escolas públicas: Análise de um programa de intervenção a partir das perspectivas dos profissionais da escola. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, p. 1293-1310, 2022. Disponível em: https://doi.org/10.21723/riaee.v17i2.15032. Acesso em: 13 fev. 2023.

Downloads

Publicado

2023-07-27

Edição

Seção

Artigo