CONCEPÇÕES EPISTEMOLÓGICAS DOS PROCESSOS DE DESENVOLVIMENTO COGNITIVO E DE APRENDIZAGEM DE PROFESSORES ALFABETIZADORES DA GUINÉ-BISSAU
DOI:
https://doi.org/10.36311/1984-1655.2023.v15.n1.p142-175Palavras-chave:
Desenvolvimento-cognitivo, Aprendizagem, Concepções epistemológicas de professoresResumo
A presente investigação buscou compreender as concepções dos processos de desenvolvimento cognitivo e de aprendizagem de quatro professores alfabetizadores da Guiné-Bissau. Sua realização justifica-se por entender que investigar a compreensão de professores acerca desses dois processos nos permitirá aferir as concepções epistemológicas que constituem o pano de fundo de suas práticas pedagógicas. Trata-se de uma pesquisa qualitativa que, de acordo com o objetivo, abrangeu as etapas exploratória, descritiva e explicativa cujos dados, com base na pesquisa de campo, foram coletados através de observação de aulas e entrevistas semiestruturadas, inspiradas no método clínico de Jean Piaget. Constatou-se que os professores, participantes desta pesquisa, não apresentam compreensão consistente dos processos de desenvolvimento cognitivo e aprendizagem, e da intrínseca relação e interdependência entre eles.
Downloads
Referências
BECKER, F. Educação e construção de conhecimento. 2ª ed. Porto Alegre: Penso, 2012.
DELVAL, J. Introdução à prática do método clínico: descobrindo o pensamento das crianças. Tradução de Fátima Murad. Porto Alegre: Artmed, 2002.
DIELH, A. A.; TATIM, D. C. Pesquisa em Ciências Socias Aplicadas: método e técnicas. São Paulo: Prentice Hall, 2004.
FERREIRO, E.; TEBEROSKY, A. Psicogênese da língua escrita. Porto Alegre: Artes Médicas, 1999.
FREIRE, P. Pedagogia do Oprimido. 6 ª ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1998.
PIAGET, J. A epistemologia genética; Sabedoria e ilusões da filosofia; Problemas de psicologia genética. Tradução: Nathanael C. Caixeiro, Zilda Abujamra Daeir; Célia E. A. Di Piero. São Paulo: Abril Cultural, 1978. Coleção Os Pensadores.
PIAGET, J. Abstração reflexionante: relações lógico-aritméticas e ordem das relações espaciais. Tradução de Fernando Becker e Petronilha Beatriz Gonçalves da Silva. Porto Alegre: Artes Médicas, 1995.
PIAGET, J. Aprendizagem e conhecimento (primeira parte). Rio de Janeiro: Freitas Bastos, 1974.
PIAGET, J. Development and learning. In: LAVATTELLY, C. S.; STENDLER, F. Reading in child behavior and development. New York: Hartcourt Brace Janovich, 1972. (Trad.: Paulo F. Slomp, Revisão Fernando Becker, UFRGS).
PIAGET, J. Fazer e Compreender. São Paulo: EDUSP/Melhoramentos, 1974.
ROGERS, C. Terapia centrada no cliente. Lisboa: Editora da Universidade Autónoma de Lisboa, 2003.
TAILLE, Y. O erro na perspectiva piagetiana. São Paulo: Summus, 1977.
YIN, R. K. Pesquisa qualitativa do início ao fim. Porto Alegre: Penso, 2016.
GIL, A. Métodos e Técnicas de Pesquisa Social. 6ª ed. São Paulo: Atlas, 2010.
INHELDER, B.; BOVET, M.; SINCLAIR, H. Aprendizagem e Estruturas do Conhecimento. Rio de Janeiro: Difel, 1977.
MARCONI, M. A.; LAKATOS, E. M. Fundamentos de metodologia científica: técnicas de pesquisa. São Paulo: Atlas, 2005.
PEREIRA, A.; VITTORIA, P. A luta pela descolonização e as experiências de alfabetização na Guiné-Bissau: Amílcar Cabral e Paulo Freire. Est. Hist., Rio de Janeiro, vol. 25, nº 50, p. 291-311, julho-dezembro de 2012.
PIAGET, J. L’équilibration des structures cognitives: problème central du développement. Paris: PUF, 1975.
PIAGET, J. Para onde vai a educação? Rio de Janeiro: José Olympio, 16ª ed., 2002.
PIAGET, J. [1936] O nascimento da inteligência na criança. Tradução: Álvaro Cabral. Rio de Janeiro: Zahar, 1978.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Schème: Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas
Este trabalho é licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Unported License.