CONCEPÇÕES EPISTEMOLÓGICAS DOS PROCESSOS DE DESENVOLVIMENTO COGNITIVO E DE APRENDIZAGEM DE PROFESSORES ALFABETIZADORES DA GUINÉ-BISSAU

Autores

  • Mamadú Mutaro Embaló Doutorando em Educação pela Universidade Federal do Paraná (UFPR)
  • Fernando Becker Professor titular da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

DOI:

https://doi.org/10.36311/1984-1655.2023.v15.n1.p142-175

Palavras-chave:

Desenvolvimento-cognitivo, Aprendizagem, Concepções epistemológicas de professores

Resumo

A presente investigação buscou compreender as concepções dos processos de desenvolvimento cognitivo e de aprendizagem de quatro professores alfabetizadores da Guiné-Bissau. Sua realização justifica-se por entender que investigar a compreensão de professores acerca desses dois processos nos permitirá aferir as concepções epistemológicas que constituem o pano de fundo de suas práticas pedagógicas. Trata-se de uma pesquisa qualitativa que, de acordo com o objetivo, abrangeu as etapas exploratória, descritiva e explicativa cujos dados, com base na pesquisa de campo, foram coletados através de observação de aulas e entrevistas semiestruturadas, inspiradas no método clínico de Jean Piaget. Constatou-se que os professores, participantes desta pesquisa, não apresentam compreensão consistente dos processos de desenvolvimento cognitivo e aprendizagem, e da intrínseca relação e interdependência entre eles.

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Publicado

2023-07-27

Edição

Seção

Artigo