A TOLERÂNCIA NO CONTEXTO EDUCATIVO DE CRIANÇAS: UMA REVISÃO DE ESCOPO DE ARTIGOS NACIONAIS
DOI:
https://doi.org/10.36311/1984-1655.2023.v15n1.p143-166Palavras-chave:
Virtudes, Tolerância, Crianças, InfânciaResumo
Tolerância consiste em aceitar o que poderia ser condenado, renunciando à cólera. Entretanto, esse conceito costuma apresentar-se de modo ambivalente, pois essa virtude, quando considerada ilimitada, contraria sua própria gênese. De todo modo, a educação em valores se mostra como um meio de cultivar a tolerância, incentivando a valorização da diversidade. O objetivo deste estudo é realizar uma revisão de escopo da literatura nacional sobre a tolerância no contexto educativo de crianças. A busca resultou em um banco de dados final de dois artigos, os quais foram publicados nos anos de 2012 e 2020. Apresentaram-se os objetivos dos estudos, a definição de tolerância, assim como os principais resultados e conclusões de cada pesquisa. Discutiram-se os achados, considerando-se a perspectiva construtivista. Ambos os estudos enfatizaram os aspectos educativos para a formação da tolerância no contexto escolar e a avaliação das crianças ao serem submetidas às experiências propostas. Estudar a associação entre tolerância e educação em valores permite refletir sobre futuras intervenções e estratégias educativas.
Downloads
Referências
ALMEIDA, S. L. E.; OLIVEIRA, F. N. O. Bullying e cyberbullying entre estudantes adolescentes: um panorama das pesquisas publicadas nas bases de Educação, Educação Física, Psicologia e Saúde Coletiva entre 2017 e 2021. Schème – Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas, Marília, v.14, n.1, p.64-101, 2022. Disponível em: https://doi.org/10.36311/1984-1655.2022.v14n1.p64-101. Acesso em: 25 jul. 2023.
BRASIL. Lei Nº 13.663, de 14 de Maio de 2018. Dispõe sobre a promoção de medidas de conscientização, de prevenção e de combate a todos os tipos de violência e a promoção da cultura de paz entre as incumbências dos estabelecimentos de ensino. Brasília, DF: Diário Oficial da União, 2018.
COMTE-SPONVILLE, A. Pequeno tratado das grandes virtudes. Trad. Eduardo Brandão. São Paulo: Martins Fontes, 2016.
COUTO, L.; ALENCAR, H. Educação moral no Ensino Fundamental: Prática docente de ensino da justiça. Psico, Porto Alegre, v.46, n.1, p.90-100, 2015.
COUTO, L.; ALENCAR, H. Educação em valores morais: conceitos, procedimentos e formação de profissionais da educação. Schème – Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas, Marília-SP, v.14, n.2, p.126-157, 2022. Disponível em: https://doi.org/10.36311/1984-1655.2022.v14.n2.p126-157. Acesso em: 25 jul. 2023.
COUTO, L.; LIMA, M.; ALENCAR, H. Como elaborar projetos de educação em valores morais. Jundiaí: Paco Editorial, 2019.
DEL PRETTE, Z.A.P.; DOMENICONI, C.; AMARO, L.; BENITEZ, P.; LAURENTI, A.; DEL PRETTE, A. Tolerância e respeito às diferenças: efeitos de uma atividade educativa na escola. Psicologia: teoria e prática, São Paulo, v.14, n.1, p. 168-182, 2012.
FORST, R. Os limites da tolerância. Novos estudos CEBRAP, v. 84, p. 15-29, 2009.
GAGLIARDONE, I.; GAL, D.; ALVES, T.; MARTINEZ, G. Countering online hate speech. Paris: Unesco, 2015.
LA TAILLE, Y. Formação ética: do tédio ao respeito de si. Porto Alegre: Artmed, 2009.
LIMA, A.M.P. Limites da tolerância na educação para a democracia: o programa Câmara Mirim – Plenarinho. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 46, 2020. Disponível em: http://dx.doi.org/10.1590/S1678-4634202046213265. Acesso em: 25 jul. 2023.
LIMA, J. dos S.; SANTOS, G. L. Valores, educação infantil e desenvolvimento moral: Concepções dos professores. Educação & Formação, v.3, n.8, p.153-170, 2018. Disponível em: https://doi. org/10.25053/redufor. v3i8.275. Acesso em: 25 jul. 2023.
MAIA, F.; MARQUES, L.; BRUNATTI, C.; MORAIS, A. A aprendizagem cooperativa como um recurso para a educação em valores sociomorais na escola. Schème – Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas, Marília-SP, v. 12, n. 2, p. 172-210, 2020. Disponível em: https://doi.org/10.36311/1984-1655.2020.v12n2.p172-210. Acesso em: 25 jul. 2023.
MUNN, Z.; PETERS, M. D.; STERN, C.; TUFANARU, C.; MCARTHUR, A.; AROMATARIS, E. Systematic review or scoping review? Guidance for authors when choosing between a systematic or scoping review approach. BMC Medical Research Methodology, v. 18, n.1, p. 1-7, 2018. Disponível em: https://doi.org/10.1186/s12874-018-0611-x. Acesso em: 25 jul. 2023.
PIAGET, J. O espírito de solidariedade na criança e a colaboração internacional. In: PARRAT-DAYAN, S.; TRYPHON, A. (org.). Sobre a pedagogia: Textos inéditos. São Paulo: Casa do Psicólogo, 1998a. P. 59-78.
PIAGET, J. Observações psicológicas sobre o trabalho em grupo. In: PARRAT-DAYAN, S.; TRYPHON, A. (org.). Sobre a pedagogia: Textos inéditos. São Paulo: Casa do Psicólogo, 1998b. P. 137-152.
PIAGET, J. Os procedimentos da educação moral. In: MACEDO, L. (org.). Cinco estudos de educação moral. São Paulo: Casa do Psicólogo, 1996. p. 1-36.
PIAGET, J. Para onde vai a educação? Trad. Ivette Braga. Rio de Janeiro: José Olympio, 2011.
SILVA, I. A. Concepções de educação moral de professores do ensino fundamental: analises a partir de uma atividade formativa desenvolvida na escola. 2018. 185 f. Tese (Doutorado em Educação) – Faculdade de Filosofia e Ciências, Universidade Estadual Paulista, Marília, 2018.
SIQUEIRA, F. Q. Adesão a valores essenciais para uma educação moral e concepções sobre o papel da escola: relações com a formação de professores do ensino fundamental. 2019. 127 f. Tese (Doutorado em Psicologia) – Instituto de Psicologia, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2019.
SIQUEIRA, F. Q.; FREITAS, L. B. de L. Formação de professores e valores essenciais à educação em uma sociedade democrática. Psicologia Escolar e Educacional, Porto Alegre-RS, v. 26, 2022. Disponível em: https://doi.org/10.1590/2175-35392022233863. Acesso em: 25 jul. 2023.
SIQUEIRA, F. Q.; FREITAS, L. B. de L. Valores morais vão à escola? Relação entre concepções de professores e a qualidade da formação. Psico, Porto Alegre-RS, v. 52, n. 4, p. 1-13, 2021. Disponível em: 10.15448/1980-8623.2021.4.36527. Acesso em: 25 jul. 2023.
TRICCO, A. C.; LILLIE, E.; ZARIN, W.; O'BRIEN, K. K.; COLQUHOUN, H.; LEVAC, D.; MOHER, D.; PETERS, M. D J.; HORSLEY, T.; WEEKS, L.; HEMPEL, S.; AKL, E. A.; CHANG, C.; MCGOWAN, J.; STEWART, L.; HARTLING, L.; ALDCROFT, A.; WILSON, M. G.; GARRITTY, C.; LEWIN, S.; GODFREY, C. M.; MACDONALD, M. T.; LANGLOIS, E. V.; SOARES-WEISER, K.; MORIARTY, J.; CLIFFORD, T.; TUNÇALP, Ö.; STRAUS, S. E. PRISMA extension for scoping reviews (PRISMA-ScR): checklist and explanation. Annals of Internal Medicine, [S.l.], v. 169, n. 7, p. 467-473, 2018. Disponível em: https://doi.org/10.7326/M18-0850. Acesso em: 25 jul. 2023.
UNESCO. Declaração de princípios sobre a tolerância. Brasília: CNP1/IBICT/UNESCO, 1997.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Schème: Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas
Este trabalho é licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Unported License.