A MILITARIZAÇÃO DAS ESCOLAS PÚBLICAS NO BRASIL E AS DISCUSSÕES SOBRE A EDUCAÇÃO EM VALORES E O CLIMA ESCOLAR: UM BALANÇO DE PRODUÇÃO

Autores

  • Heloisa Braga dos Santos Mestra em Educação pela Universidade Estadual de Londrina (UEL) e professora do quadro efetivo do município de Araquari, SC
  • Francismara Neves de Oliveira Professora do Departamento de Educação e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual de Londrina (UEL)

DOI:

https://doi.org/10.36311/1984-1655.2023.v15.n2.p190-213

Palavras-chave:

Psicologia Moral, Escolas Cívico-Militares, Clima Escolar, Valores Sociomorais

Resumo

O movimento de militarização das escolas públicas brasileiras retoma suas forças em meados de 2019, pós-eleição presidencial. Assim, a partir do decreto nº 9.465, de 02 de Janeiro 2019, o governo federal cria a Subsecretaria de Fomento às Escolas Cívico-Militares com intuito de implantar um modelo de escola (militarizada ou cívico-militar) que remete ao considerado alto nível de ensino, nos padrões do exército (escolas militares). Deste modo, entendendo as peculiaridades desse movimento objetivou-se neste artigo traçar um panorama acerca das produções científicas sobre a militarização das escolas públicas brasileiras e os fatores inter-relacionados ao clima escolar, tendo em vista um recorte temporal de cinco anos (2018-2022). Para tanto, foi realizado um balanço de produção em duas bases de dados (Periódicos da CAPES e SciELO), selecionando, a partir de descritores combinados, 18 artigos publicados em periódicos revisados por pares a fim de direcionar as reflexões acerca da temática apresentada inicialmente. Conclui-se que o movimento de militarização das escolas públicas brasileiras está vinculado às questões político/ideológicas, tendo como “pano de fundo” a ideia de um movimento para a redução de violências em escolas inseridas em contextos de vulnerabilidade social, fazendo-se necessária a constante defesa de uma educação democrática que está fortemente ameaçada. Não há nos referidos artigos, a indicação de um trabalho com ou sobre o clima escolar das escolas, o que na perspectiva sociomoral seria fundamental tanto antes da implementação do modelo cívico-militar, como em posterior avaliação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ALVES, M. F.; TOSCHI, M. S. A militarização das escolas públicas: uma análise a partir das pesquisas da área de educação no Brasil. Revista Brasileira de Polí-tica e Administração da Educação - Periódico científico editado pela

ANPAE, [S.l.], v. 35, n. 3, p. 633, dez. 2019. ISSN 2447-4193. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/rbpae/article/view/96283. Acesso em: 05 dez. 2021.

ALVES, M. F.; TOSCHI, M. S.; FERREIRA, N. S. R. A expansão dos colégios militares em Goiás e a diferenciação na rede estadual. Revista Retratos da Escola, Bra-sília, v. 12, n. 23, p. 271-287, jul./out. 2018. Disponível em: http//www.es-force.org.br. Acesso em: 01 dez. 2021

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Publicação. Brasília: MEC, 2017. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_publicacao.pdf

BRASIL, Decreto nº 9.465, de 2 de janeiro de 2019, Ministério da Educação, Disponível em: https://www.conjur.com.br/dl/decreto-9465-janeiro-2019-ensino-militar.pdf Acesso em: 17 nov. 2021.

BRASIL, Decreto Nº 10.004, de 5 de setembro de 2019. Institui o Programa Naci-onal das Escolas Cívico-Militares. Diário Oficial da União: seção 1, Brasília, DF, n. 173, p. 2-3, 6 set. 2019b

BRITO, E. P. E; REZENDE, M. P. Disciplinando a vida, a começar pela escola”:

a militarização das escolas públicas do estado da Bahia. RBPAE - v. 35, n. 3, p. 844 - 863, set./dez. 2019. Acesso em: 17 nov. 2021

ESCOLAS cívico-militares: seriam uma boa alternativa para a educação em valores sociais e morais? Carta Aberta, 2019. Disponível em https://www.fe.uni-camp.br/pf-fe/noticia/5912/carta-pesquisadores-psicologia-educacional-esco-las-militares.pdf.

CARVALHO, A. A. P de; ZIENTARSKI, C; RECH, H. L. Escolas cívico-militares: estratégia política para ocultar a negligência com a educação pública no Estado brasileiro. Educação, Porto Alegre, v. 45, n. 1, p. 1-15, jan-dez. 2022 | e-36739

GRIZOTES, B. M. C; FRICK, L. T. ESCOLAS CÍVICO-MILITARES E O DESEN-VOLVIMENTO DA MORALIDADE. Schème: Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas. Marilia, SP. v. 13 N2, 2021. Disponível em: https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/scheme/article/view/12836. Acesso em: 10 dez. 2021.

LA TAILLE, Y. de (2006). Moral e ética: dimensões intelectuais e afetivas. Porto Alegre: Artmed.

MENIN, Maria Suzana de Stefano. et al,. Projetos bem-sucedidos de educação em valores sociomorais: contribuições para o cotidiano da escola. Rev. educ. PUC-Camp., Campinas, 22(1):1-17, jan./abr., 2017

MORO, Adriano, rA construção e as evidências de validade de instrumentos de medida para avaliar o clima escolar / Tese (Doutorado em Educação) - Faculdade de Educação, Universidade Estadual de Campinas: 2018

MORO, A. A avaliação do clima escolar no Brasil: construção, testagem e vali-dação de questionários avaliativos. 1. Ed. – Curitiba: Appris, 2020.

PARANÁ. Secretaria da Educação e do Esporte. Escolas Cívico-Militares. Curi-tiba, PR: SEED/PR, 2020. Disponível em: https://www.educacao.pr.gov.br/colegios_civico_militares. Acesso em: 17 nov. 2021

PIAGET, J. O Juizo Moral na Criança. São Paulo; Summus, 1994 (1932)

SANTOS, C. de A. et al. Militarização das escolas públicas no Brasil: um debate necessário. Revista Brasileira de Política e Administração da Educação - Periódico científico editado pela ANPAE, [S.l.], v. 35, n. 3, p. 580, dez. 2019. ISSN 2447-4193. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/rbpae/article/view/99295. Acesso em: 05 dez. 2021.

VINHA, T. P.; NUNES, C. A. A.; SILVA, L. M. F.; VIVALDI, F. M. C.; MORO, A. Da escola para a vida em sociedade: o valor da convivência democrática. 1. ed. Americana: Adonis, 2017.

VINHA, T. P. et al. O clima escolar e a convivência respeitosa nas instituições educativas. Estudos em Avaliação Educacional - EAE, São Paulo, v.27, n.64, p. 96-127, jan./abr. 2016. Disponível em: http://publicacoes.fcc.org.br/ojs/in-dex.php/eae/article/view/3747 . Acesso em: 05 dez. 2021.

VINHA, T. P., NUNES, C. A. Inclusão de Educação Moral e Cívica nos currículos não vai tornar alunos mais éticos. Interdisciplinaridade e Evidências no Debate Educacional. Outubro, 2018.

VINHA, T. P. Os conflitos interpessoais na relação educativa. 2003. Tese (Dou-torado em Educação) - Faculdade de Educação. Universidade Estadual de Cam-pinas, 2003.

VINHA, T. P; NUNES, C. A. A;. MORO, A. CONTEMPORANEIDADE E A CONVIVÊNCIA DEMOCRÁTICA NA ESCOLA Schème. Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas, Marilia, SP. v 11. 2019. Disponivel em: https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/scheme/article/view/8904. Acessado em 29 de set. 2020.

Downloads

Publicado

2024-01-08

Edição

Seção

Artigo