EDUCAÇÃO EM VALORES SOCIOMORAIS NA EDUCAÇÃO INFANTIL: PROPOSTA DE UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA CRIANÇAS ENTRE CINCO E SEIS ANOS DE IDADE

Autores

  • Amanda Silveira Graduada em Pedagogia pela Universidade Estadual Paulista (Unesp), Campus de Bauru
  • Rita Melissa Lepre Professora do Departamento de Educação da Universidade Estadual Paulista (Unesp), Campus de Bauru

DOI:

https://doi.org/10.36311/1984-1655.2022.v14.esp.p231-256

Palavras-chave:

Educação infantil, Desenvolvimento moral, Valores

Resumo

A educação em valores sociomorais na escola de educação infantil é uma ação possível e necessária e deve ser uma tarefa compartilhada entre escola, família, comunidade e sociedade. Com o objetivo de propiciar as bases para o desenvolvimento da autonomia moral, as dimensões cognitivas, afetivas e sociais se entrelaçam na tarefa de educar moralmente as crianças. O objetivo deste artigo é apresentar e discutir, com base em uma revisão sistemática de literatura, com foco na integração entre a ética do cuidado e a justiça, uma sequência didática que contemple a educação em valores na educação infantil. A práxis pedagógica voltada à construção da moralidade se faz imprescindível desde os anos iniciais de escolarização, a partir da proposição de ambientes sociomorais que considerem os afetos e a cognição da criança, contextualizada como um sujeito de ação, um ser em si e um vir a ser.

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Publicado

2022-11-01