REPRESENTAÇÕES DE SI DOS PROFISSIONAIS DA SOCIOEDUCAÇÃO SOB OLHAR DA PSICOLOGIA MORAL INTERACIONISTA

Autores

  • Tamires Alves Monteiro Pós-Doutoranda na Universidade Estadual Paulista (Unesp) e Professora na Faculdade Sesi de Educação (FASESP)
  • Maria Thereza Costa Coelho de Souza Professora Titular do Departamento de Psicologia da Aprendizagem, do Desenvolvimento e da Personalidade do Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo (USP)

DOI:

https://doi.org/10.36311/1984-1655.2022.v14n1.p42-63

Palavras-chave:

Psicologia Moral, Socioeducação, Representações de Si

Resumo

O objetivo central do presente artigo foi identificar os atributos destacados pelos profissionais da socioeducação em suas representações de si, bem como verificar as motivações que eles elegiam para atuarem nessa área. Para tanto, foi realizada a pesquisa documental e exploratória, esta última utilizando dois instrumentos metodológicos: entrevista clínica e memorial. Os dados foram analisados de forma qualitativa e categorizados de acordo com os procedimentos metodológicos da análise de conteúdo de Laurence Bardin. Para o presente artigo, foi apresentado apenas os resultados do primeiro eixo temático da entrevista clínica e do memorial. Os dados encontrados evidenciam que tanto as representações de si, como as motivações para atuarem na socioeducação, são decorrentes de fatores de ordem convencional e/ou pessoal, isto é, se veem como profissionais esforçados por buscarem maiores conhecimentos dentro da sua área de atuação e elegem o interesse na carreira no setor público como um dos principais motivos para atuarem com as medidas socioeducativas. A partir desse estudo, espera-se que ele possa contribuir para a formação continuada desses profissionais, principalmente no que diz respeito ao processo de tomada de consciência sobre a prática socioeducativa, os auxiliando a olharem e refletirem sobre seus valores morais, representações e práticas pedagógicas.

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Publicado

2022-10-10

Edição

Seção

Artigo