A RELEVÂNCIA DE JEAN PIAGET PARA O YOUTUBE: UMA ANÁLISE DAS DIFERENTES FIGURAS ATRIBUÍDAS AO AUTOR E À SUA OBRA

Autores

  • Taís Oliveira Martins Doutoranda em Educação na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
  • Marcelo Leandro Eichler Professor do Instituto de Química e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

DOI:

https://doi.org/10.36311/1984-1655.2022.v14n1.p5-41

Palavras-chave:

Figura, Piaget, Vídeos, YouTube

Resumo

Este artigo apresenta uma investigação sobre as figuras atribuídas a Jean Piaget em vídeos do YouTube. Por meio de revisões teóricas, primeiramente se discute o sistema de recomendação do YouTube e sua influência na tomada de decisão dos usuários, seguida de análise de figuras ou imagens atribuídas a Piaget em textos de história da psicologia. Nesse sentido, visando a identificar as figuras atribuídas a Piaget e a abordagem dos principais conceitos da epistemologia genética difundidos nos vídeos do YouTube, uma matriz de análise - construída juntamente com nossos pares - é apresentada. Para alcançar o objetivo proposto, mediante uma lista inicial de 50 vídeos recomendados pela plataforma após a busca pelo termo ‘Jean Piaget’, foram selecionados os 20 com maior número de visualizações. Depois de assistir e transcrever os vídeos selecionados, a matriz de análise foi preenchida. Os resultados obtidos indicam que o estudo da obra de Piaget a partir de seus próprios escritos é o único meio para identificar erros conceituais, material de qualidade ruim, produtores de conteúdo não confiáveis e refutar críticas infundadas. Por fim, foi possível reconhecer Piaget como um polímata do Século XX.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BACHELARD, G. O pluralismo coerente da química moderna. Rio de Janeiro: Contraponto, 2009.

BARRELET, J. M. PERRET-CLERMONT, A. N. Jean Piaget: Aprendiz e Mestre. Lisboa: Instituto Piaget, 1996.

BATTRO, A. M. Jean Piaget y la neuroeducación, 1996. Disponível em: docplayer.es/11108519-Jean-piaget-y-la-neuroeducacion-antonio-m-battro.html. Acesso em: 10 dez. 2021.

BRANDÃO DA LUZ, J. L. Jean Piaget e o sujeito do conhecimento. Lisboa: Instituto Piaget, 1994.

BECKER, F. Jean Piaget, um sábio. Clareira: Revista de filosofia da região amazônica, v. 7, n. 1, p. 22-43, 2020.

BIGNOTTO, C. C. Figuras de autor, figuras de editor: as práticas editoriais de Monteito Lobato. São Paulo: Editora Unesp, 2018

BOND, T. Review of “Jean Piaget and Neuchatel: The Learner and The Scholar”. Journal of Cognitive Education and Psychology, 7 (3), 443-446, 2008.

BURMAN, J. T. The zeroeth Piaget. Theory and Psychology, 21 (1), 130-135, 2011.

BURMAN, J. T. Jean Piaget: Images of a life and his factory. History of Psychology, 15 (3), 283-288, 2012.

BURKE, P. O polímata: A história cultural e social de um tipo intelectual. Leitura: Teoria e Prática, v. 29, n. 56, p. 4-10, 2011.

COOPER, P. How does the YouTube algorithm work? A guide to getting more views, 2020. Disponível em: www.blog.hootsuit.com/how-the-youtube-algorithmworks/Acesso em: 18 mai. 2021.

CORSO, H. V. Funções Cognitivas – convergências entre neurociências e epistemologia genética. Educação & Realidade. 34(3): 225-246, Set/Dez, 2009.

CURRAN, V. et al. YouTube as an educational resource in medical education: a scoping review. Medical Science educator, 2020. DOI: /10.1007/s40670-020-01016-w

DAVIDSON, J. et al. The YouTube vídeo recommendation system. RecSys 10: Proceedings of the fourth ACM conference on recommender systems, Barcelona, p. 293-296, 2010. DOI: /10.1145/1864708.1864770

DONZELLI, G. et al. Misinformation on vaccination: a quantitative analysis of YouTube vídeos. Human Vaccines & Immunotherapeutics, 2018. DOI: /10.1080/21645515.2018.1454572

EICHLER, M. L. Acerca das citações à obra de Jean Piaget em revistas indexadas. Schème: Revista Eletrônica de Psicologia e Epstemologia Genéticas, v. 7, n. 2, p. 35-57, ago./dez, 2015.

FYFIELD, M. HENDERSON, M. PHILIPS, M. Navigating four bilion vídeos: teacher search strategies and the YouTube algorithm. Learning, Media and Technology, 2020. DOI: /10.1080/17439884.2020.1781890

GOKCEN, H. B., GUMUSSUYU, G. A quality analysis of disc herniation vídeos on YouTube. World neurosurgery, v.124, p. e799-e804, 2019. DOI: /10.1016/j.wneu.2019.01.146

HAMELINE, D. As figuras de Piaget. In Barrelet, J. M. Perret-Clermont, A. N. Jean Piaget: Aprendiz e Mestre. Lisboa: Instituto Piaget, 1996

HOUDÉ, O. Dez lições de psicologia e pedagogia: Uma contestação das ideias de Piaget. São Paulo: Ática, 2009.

JACKMAN, W. M. YouTube usage in the University classroom: na argument for its pedagogical benefits. International jornal of emerging Technologies in learning, 2019. DOI: /10.3931/ijet.v14i09.10475

KEELAN, J. et al. YouTube as a source of information on immunization: a contente analysis. JAMA, v. 21, n. 298, 2007.DOI: /10.1001/jama.298.21.2482

KESKIN, B. Na analysis of YouTube vídeos about teachers. Journal of education and future, n. 12, p. 85-94, 2017.

LOURENÇO, O. M. Developmental stages, Piagetian stages in particular: A critical review. New Ideas in Psychology, v. 40, p. 123-137, 2016.

MARTINHO, M., PINTO, M. e KUZNETSOVA, Y. Scholars’ YouTube channels: contente analysis of education vídeos. Internet latente corpus jornal, v. 2, n. 2, p. 77-90, 2012.

MARTINS e SILVA, J. Leonardo Da Vinci, um polímata da renascença. Boletim da SPHM, v. 22, n. 2, p. 6-28, 2007.

MARTINS, T. O. Relações entre epistemologia genética e as neurociências cognitivas: o construtivismo neuronal e suas abordagens em educação em ciências, 2018, 117 p. Dissertação (Mestrado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2018.

MARTINS, T. O., EICHLER, M. Epistemología genética y la (in) visibilidad de los enfoques constructivistas en neurociências. Sophia, colección de Filosofía de la Educación, v. 26, n. 1, pp. 115-140, 2019.

MAYER, R. E. Evidence-based principles for how to design effective instrucional videos. Journal of Applied research in memory and cognition, 2021. DOI: /10.1016/j.jamarc.2021.03.007

MAYER, R. E., FIORELLA, L. e STULL, A. Five ways to increase the effectiveness of instructional vídeo. Education tech research dev, n. 68, p. 837-852, 2020. DOI: /10.1007/s11423-020-09749-6

MONTANGERO, J. MAURICE-NAVILLE, D. Piaget ou a Inteligência em Evolução. ArtMed: Porto Alegre, 1998

NIAZ, M. The epistemological significance of Piaget’s developmental stages: a Lakatosian interpretation. New Ideas in Psychology, v. 16, p. 47-59, 1998.

NIAZ, M. Understanding nature of science as progressive transitions in heuristic principles. Science Education, v. 85, n. 6, p. 684-690, 2001. DOI: 10.1002/sce.1032

NIAZ, M. Do general chemistry textbooks facilitate conceptual understanding? Química Nova, v. 28, n. 2, p. 335-336, 2005.

NOEL, A.-I. La construction et le contrôle de l'image publique de Jean Piaget entre 1945 et 1980: la contribution des médias comme vecteur d'une théorie. Thèse de doctorat [no. FPSE 757]: Université de Genève, 2020.

PERRET-CLERMONT, A.-N.; BARRELET, J.-M. (Eds.). Jean Piaget and Neuchâtel: The Learner and the Scholar (M. Ritchie, K. Schrago, & D. Jemielitly,Trads.). Hove, UK: Psychology Press, 2008.

PIAGET, J. A epistemologia genética. Petrópolis: Editora Vozes, 1972.

RATCLIFF, M.; BURMAN, J. The mobile frontiers of Piaget’s psychology. From academic tourism to interdisciplinar collaboration / Las fronteras móviles de la psicologia de Piaget. Del turismo académico a la colaboración interdisciplinaria. Estudios de Psicología, v. 38, n. 1, p. 4-36, 2017. DOI: 10.1080/02109395.2016.1268393

RODRIGUES, A.M.M. Desconstrução na psicogênese da língua escrita. Dissertação de Mestrado: Programa de Pós Graduação em Educação. Porto Alegre: Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 2002.

SIMONSEN, T. M. Categorising YouTube. MedieKultur, v. 27, n. 51, p. 72-93, 2011.

TOURINHO, F. S. V. et al. Análise de vídeos do YouTube sobre suporte básico de vida e reanimação cardiopulmonar. Revista do Colégio Brasileiro de Cirurgiões, v. 39, n. 4, p. 335-339, 2012.

VALSINER, J. Constructive curiosity of the human mind: Participating in Piaget. In Piaget, Jean. The child’s conception of physical causality. New Brunswick (NJ): Transaction Publishers, 2001.

VIEIRA, Y. P. A.; RIBEIRO, A. E. M. Figuras da psicologia francófona do final do século XIX. Mnemosine, 16 (2), 552-584, 2020.

YOO, J. H., KIM, J. Obesity in the new media: a contente analysis of obesity vídeos on YouTube. Health communication, v. 27, n. 1, p. 86-97, 2012. DOI: /10.1080/10410236.2011.569003

Downloads

Publicado

2022-10-10

Edição

Seção

Artigo