Perspectivas feministas contemporâneas em uma leitura da obra “Uma voz diferente” de Carol Gilligan (1936-)

Autores

  • Matheus Estevão Ferreira da Silva Faculdade de Filosofia e Ciências (FFC), Universidade Estadual Paulista (UNESP), campus de Marília e Faculdade de Ciências e Letras (FCL), Universidade Estadual Paulista (UNESP), campus de Assis http://orcid.org/0000-0002-2059-6361
  • Leonardo Lemos de Souza Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências e Letras (FCL), Campus de Assis

DOI:

https://doi.org/10.36311/1984-1655.2022.v14.esp.p145-178

Palavras-chave:

Carol Gilligan, Feminismo, Pós-Estruturalismo, Desenvolvimento moral, Gênero

Resumo

Neste artigo, buscamos diálogos e problematizações, a partir de perspectivas feministas e críticas contemporâneas, com o trabalho da psicóloga estadunidense Carol Gilligan em torno do desenvolvimento moral, trabalho lançado em seu livro “Uma voz diferente” de 1982. O aporte teórico para esta análise são os estudos feministas contemporâneos, mais próximos do pós-estruturalistas e de perspectivas interseccionais. Gilligan teceu fortes críticas à teoria de Lawrence Kohlberg e a outras das principais teorias psicológicas do desenvolvimento de sua época, não só a um nível empírico como também epistemológico. Em âmbito global, seu trabalho foi igualmente aclamado como criticado por autoras(es) feministas, psicólogos(as) e filósofos(as) morais. Alguns dos problemas apontados ao trabalho de Gilligan, e esses em específico apontados pelo campo dos Estudos Feministas, são os de essencialismo identitário, de compactuar com binarismos e de buscar por um modelo de desenvolvimento generalizável. Reconhecemos a importância dessa autora e o vanguardismo de suas críticas e propostas, mas procuramos ressaltar a necessidade de se revisar algumas de suas proposições, que são questionadas pelas teorizações feministas pós-estruturalistas, assim como de se aprofundar e expandir em suas críticas à produção do conhecimento. Ao final, argumentamos que, embora Gilligan não seja uma autora pós-estruturalista, em seu pensamento atual, ela parece hoje estar mais próxima do pós-estruturalismo do que esteve em 1982, asseverando seu rompimento com o paradigma moderno de Ciência.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Matheus Estevão Ferreira da Silva, Faculdade de Filosofia e Ciências (FFC), Universidade Estadual Paulista (UNESP), campus de Marília e Faculdade de Ciências e Letras (FCL), Universidade Estadual Paulista (UNESP), campus de Assis

Pedagogo (2018) pela Faculdade de Filosofia e Ciências (FFC/UNESP) de Marília, mestrando em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da mesma instituição e graduando em Psicologia pela Faculdade de Ciências e Letras (FCL/UNESP) de Assis. Na graduação em Pedagogia, foi bolsista de extensão do Núcleo de Ensino (04 meses), PROEX (04 meses), de Iniciação Científica PIBIC/CNPq (14 meses) e FAPESP (20 meses). Foi premiado com o título concedido pela FFC/UNESP de Mérito Acadêmico pelo excelente aproveitamento e destaque na conquista da maior média do curso de Pedagogia, formandos de 2018. Na graduação em Psicologia, atualmente é bolsista de Iniciação Científica FAPESP (bolsa com duração prevista de 12 meses). É membro dos Grupos de Estudos e Pesquisas NUDISE – Núcleo de Gênero e Diversidade Sexual na Educação; GEPPEI – Grupo de Estudos e Pesquisas em Psicologia Moral e Educação Integral; e GEADEC – Grupo de Estudos e Pesquisas em Aprendizagem e Desenvolvimento na Perspectiva Construtivista. Atua como 1.º Secretário do Núcleo de Direitos Humanos e Cidadania de Marília (NUDHUC), gestão de 2016-2018 e, na gestão atual, de 2019-2021.

Leonardo Lemos de Souza, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências e Letras (FCL), Campus de Assis

Livre-docente em Psicologia do Desenvolvimento pela Universidade Estadual Paulista (UNESP). Realizou estágio pós-doutoral na Universitat de Barcelona. Atualmente é Professor Associado junto ao Departamento de Psicologia Social e Educacional (DPSE) e ao Programa de Pós-Graduação em Psicologia (PPGP) da Faculdade de Ciências e Letras (FCL), UNESP, Campus de Assis, e ao Programa de Pós-graduação em Educação (PPGE) da Faculdade de Filosofia e Ciências (FFC), UNESP, Campus de Marília. É Vice-Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas PsiCUqueer – Coletivos, Psicologias e Culturas Queer, e Membro do LIESS – Laboratório Iberoamericano para el Estudio Sociohistórico de las Sexualidades. Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq - Nível 2.

Downloads

Publicado

2022-11-01