BNCC E A CONSTRUÇÃO DO PENSAMENTO ALGÉBRICO NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
DOI:
https://doi.org/10.36311/1984-1655.2021.v13n2.p199-218Palavras-chave:
BNCC, Pensamento Algébrico, Teoria de Piaget, Estação de AprendizagemResumo
O presente artigo aponta caminhos de como é possível trabalhar a construção do pensamento algébrico com as crianças do Ensino Fundamental, anos iniciais, proposto pela BNCC, no eixo temático Álgebra. Este estudo utilizou a análise documental e pesquisas bibliográficas, levantando os dados referentes à cons-trução do pensamento algébrico no Ensino fundamental anos iniciais e a pró-pria BNCC. Após a implementação da BNCC muitas discussões têm surgido, pois até então compreendia-se que essa temática deveria ser trabalhada somen-te nas séries finais dentro do conteúdo programático cálculo algébrico no 7º Ano do Ensino Fundamental. Essa associação entre o conteúdo Álgebra trabalhado nos anos finais do Ensino Fundamental e a construção do pensamento algébrico nos anos iniciais trouxe dúvidas no momento de se proporcionar a formação continuada aos professores sobre o tema. A teoria de Piaget apresen-tada no artigo é trazida para ressaltar a importância do professor ter a consciên-cia de como acontece a construção do conhecimento lógico-matemático pela criança e a importância de, ao compreender isso, não ensinar por meio de atividades repetitivas que favoreçam apenas a memorização. A teoria de Piaget auxilia o professor a compreender que os esquemas mentais formados são fundamentais para que a criança obtenha êxito nesse processo de construção de seu próprio conhecimento, bem como conhecer as propriedades de equivalência que serão trabalhadas no Ensino Fundamental anos iniciais e que servirão como base de conhecimento de muitos conteúdos que serão trabalhados nos anos seguintes. A apresentação das estações de aprendizagem seria uma forma para que o professor possa aliar a teoria e a prática em sala de aula visando a melhoria do processo de aprendizagem das crianças.
Downloads
Referências
Ensino Híbrido: personalização e tecnologia na educação/ Organizadores, Lili-an Bacich, Adolfo Tanzi Neto, Fernando de Mello Trevisani. – Porto Alegre: Penso, 2015.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa / Paulo Freire – 47ª edição – Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2013.
KAMII, Constance. A criança e o número: implicações educacionais da teoria de Piaget para a atuação a escolares de 4 a 6 anos / Constance Kamii; tradução Regina A de Assis. – 28ª edição – Campinas, SP: Papirus, 2001.
KAMII, C; DECLARK, G. Reinventado a aritmética: implicações da Teoria de Piaget. 9 ed. Campinas: Papirus, 1944/2001.
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO (Brasília). Resolução CNE/CP Nº 2, de 22 de dezembro de 2017. Institui e orienta a implantação da Base Nacional Comum Curricular. Conselho Nacional de Educação Conselho Pleno. Brasília, 22 de De-zembro de 2017.
PIAGET, Jean. Abstração Reflexionante: relações lógico-aritméticas e ordem das relações espaciais; tradução Fernando Becker e Petronilha Beatriz Gonçalves da Silva. – Porto Alegre: Artes Médicas, 1995.
PIAGET, Jean, SZEMINSKA, Alina. A gênese do número na criança; tradução de Christiano Monteiro Oiticica. 2ª edição Rio de Janeiro, Zahar; Brasília , INL, 1975.
PIAGET, Jean. Psicologia e Pedagogia; tradução Direceu Accioly Lindoso e Rosa Maria Ribeiro da Silva. 10ª edição – Rio de Janeiro, RJ: Forense Universitária, 2017.
SECRETARIA DA EDUCAÇÃO DO ESTADO DE SÃO PAULO. Impacto da Pandemia na Educação, Avaliação Amostral da Aprendizagem dos Estudantes. Secretaria da Educação do Estado de São Paulo, 2021.
TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO. Governo do Estado de São Paulo. Ensino Híbrido, 19 de Setembro de 2020. Disponível em: https://slideplayer.com.br/slide/17633305/
VERGNAUD, Gérard. A criança, a matemática e a realidade: problemas do en-sino da matemática na escola elementar / Gérard Vernaugd; tradução Maria Lucia Faria Moro; revisão técnica Maria Tereza Carneiro Soares. – edição revisada – Curitiba: Editora da UFPR, 2014.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Schème: Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas
Este trabalho é licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Unported License.