A CONSTRUÇÃO DA ESTRUTURA DE SERIAÇÃO OPERATÓRIA NO PENSAMENTO DE ESTUDANTES QUE APRESENTAM DIFICULDADE DE APRENDIZAGEM
DOI:
https://doi.org/10.36311/1984-1655.2021.v13n1.p82-114Palavras-chave:
Dificuldade de Aprendizagem, Construção do Pensamento, SeriaçãoResumo
O objetivo desta investigação foi avaliar a Tomada de Consciência de alunos identificados com dificuldade de aprendizagem. A partir de observação da sala de aula, em parceria com as professoras regentes das turmas, foi selecionada uma amostra de 12 estudantes da Educação Infantil (Pré 5) e do Ensino Fundamental (1º, 2º, 3º, 4º e 5º ano), com idade entre 5 e 12 anos. Foram selecionados em cada turma um aluno que apresenta Dificuldade de Aprendizagem (DA), mas sem laudo, e um aluno que Não apresenta Dificuldade de Aprendizagem (NDA). Dessa forma, a amostra contou com seis crianças integrantes de cada grupo. A partir do aporte teórico do Método Clínico (2002), os dados foram obtidos a partir de uma prova piagetiana denominada “Prova dos Bastonetes”, que possibilitou determinar o diagnóstico da Seriação Operatória e analisar a Tomada de Consciência da Seriação. Os resultados obtidos evidenciaram que, entre os estudantes da amostra indicados como apresentando DA, nenhum possui comportamento operatório da Seriação (SO). Com relação à Tomada de Consciência da Seriação, os estudantes indicados como apresentando DA transitaram entre os níveis IA bis e IB. Nenhum dos participantes desta pesquisa alcançou o nível IIA, em que a criança apresenta reversibilidade no pensamento. Foi evidenciado um atraso de 3 a 5 anos no desenvolvimento da estrutura lógica elementar da Seriação em alguns estudantes indicados como apresentando DA. Entre os representantes dos estudantes do grupo NDA foi observado que 67% possui comportamento operatório da SO. Com relação à Tomada de Consciência da Seriação entre os estudantes indicados como NDA, 67% estão no nível IIA, ou seja, já adquiriram reversibilidade operatória. A partir deste estudo, espera-se contribuir para a compreensão e análise de como o sujeito constrói o conhecimento.
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