AFINAL, O QUE FOI O DEBATE KOHLBERG-GILLIGAN?
DOI:
https://doi.org/10.36311/1984-1655.2021.v13n1.p4-40Palavras-chave:
Lawrence Kohlberg, Carol Gilligan, Desenvolvimento Moral, Diferenças de Gênero, Ética do CuidadoResumo
Neste artigo, reconstitui-se o debate inconclusivo travado entre Lawrence Kohlberg e Carol Gilligan em torno das diferenças de gênero no desenvolvimento moral e da universalidade desse constructo, debate iniciado na década de 1980 e estendido à contemporaneidade. Gilligan questionou a validade universal da teoria de Kohlberg ao argumentar que as mulheres se desenvolvem moralmente diferente dos homens, pois se orientariam pela Ética do Cuidado enquanto eles pela Ética da Justiça. Kohlberg rejeitou essa hipótese, o que causou uma cisão no campo da Psicologia do Desenvolvimento Moral, dividindo-o entre apoiadores(as) de Kohlberg e de Gilligan. A reconstituição do debate revela, além do que ele consistiu inicialmente, quais foram as réplicas do autor e tréplicas da autora às críticas de cada um(a) direcionadas ao posicionamento do(a) outro(a), a recepção do debate pelos(as) apoiadores(as) de cada lado e o despontar de autores(as) que, desde lá, apoiam a hipótese de Gilligan parcialmente.
Downloads
Referências
BATAGLIA, P. U. R.; MORAIS, A. de; LEPRE, R. M. A teoria de Kohlberg sobre o desenvolvimento do raciocínio moral e os instrumentos de avaliação de juízo e competência moral em uso no Brasil. Estud. psicol., Natal, v. 15, n. 1, 25-32, jan./abr., 2010.
BAUMRIND, D. Sex differences in moral reasoning: response to Walker’s (1984) conclusion that there are none. Child Develop, v. 57, n. 2, p. 511-521, 1986.
BIAGGIO, A. A developmental study of moral judgment of Brazilian subjects. Interamerican Journal of Psychology, v. 10, p. 71-78, 1976.
BLUM, L. A. Gilligan and Kohlberg: implications for moral theory. Ethics, v. 98, n. 3, p. 472-491, 1988.
BRABECK, M. Moral judgment: theory and research on differences between males and females. Developmental Review, v. 3, p. 274-291, 1983.
COLBY, A.; KOHLBERG, L. The measurement of moral judgment: theoretical foundtation and research validation. Cambridge: Cambridge University Press, 1987.
DERRY, R. An empirical study of moral reasoning among managers. Journal of Business Ethics, v. 8, n. 11, p. 855-862, 1989.
FLANAGAN, O. A reply to Lawrence Kohlberg. Ethics, v. 92, n. 3, p. 529-532, 1982a.
FLANAGAN, O. Virtue, sex, and gender: some philosophical reflections on the moral psychology debate. Ethics, v. 92, n. 3, p. 499-512, 1982b.
FLANAGAN, O.; JACKSON, K. Justice, care, and gender: the Kohlberg-Gilligan debate revisited. Ethics, v. 97, n. 3, p. 622-637, 1987.
FLEMING, J. S. (2006). Piaget, Kohlberg, Gilligan, and others on moral development. p. 1-24.
FRANZI, J.; ARAÚJO, U. F. de. Novos aportes na psicologia moral: a perspectiva da teoria dos modelos organizadores do pensamento. Revista NUPEM, v. 5, n. 8, p. 53-67, 2013.
GILLIGAN, C. In a different voice: women’s conceptions of self and of morality. Harvard Educational Review, v. 47, n. 4, p. 481-517, 1977.
GILLIGAN, C. Looking back to look forward: revisiting in a different voice. Classics@, v. 9, online, 2011.
GILLIGAN, C. Remembering Larry. Journal of Moral Education, p. 27, n. 2, p. 125-140, 1998.
GILLIGAN, C. Reply by Carol Gilligan. Signs, v. 11, n. 2, p. 324-333, 1986.
GILLIGAN, C. Uma voz diferente: psicologia da diferença entre homens e mulheres da infância à idade adulta. Rio de Janeiro: Rosa dos Tempos, 1982.
GILLIGAN, C.; ATTANUCCI, J. Two moral orientations: gender differences and similarities. Merrill-Palmer Quarterly, v. 34, n. 3, p. 223-237, 1988.
GILLIGAN, C.; KOHLBERG, L. From adolescence to adulthood: the recovery of reality in a postconventional world. In: PRESSEISEN, B. Z.; GOLDSTEIN, D.; APPEL, M. H. (Orgs.). Language and operational thought: topics in cognitive development. Boston: Plenum Press, 1978. p. 125-136
HAAN, N. With Regard to Walker (1984) on Sex “Differences” in Moral Reasoning. Dissertação – Institute of Human Development, University of California, Berkeley, 1985. Mimeografado.
HEKMAN, S. Moral voices, moral selves: Carol Gilligan and feminist moral theory. Pensilvânia, Penn State University Press, 1995.
JOHNSTON, K. Two moral orientation, two problem-solving strategies: ado- lescents’ solutions to dilemmas in fables. Tese (Doutorado em Psicologia) – Harvard Graduate School of Education, Boston, 1985.
JORGENSEN, G. Kohlberg and Gilligan: duet or duel?. Journal of Moral Education, v. 35, n. 2, 179-196, 2006.
KOHLBERG, L. A current statement on some theoretical issues. In: Modgil, S.; Modgil, C. (Orgs.), Lawrence Kohlberg: consensus and controversy. Philadelphia: The Falmer Press, 1986. p. 485-546.
KOHLBERG, L. A reply to Owen Flanagan and some comments on the PukaGoodpaster exchange. Ethics, v. 92, n. 3, p. 513-528, 1982.
KOHLBERG, L. The development of modes of moral thinking and choice in the years 10 to 16. Tese de doutorado não-publicada, Universidade de Chicago, Chicago, 1958.
KOHLBERG, L. The philosophy of moral development. San Francisco: Harper and Row, 1981. Essays on moral development: v. I.
KOHLBERG, L. Psicologia del desarrollo moral. Bilbao: Editorial Desclée de Brower, 1992.
KOHLBERG, L.; GILLIGAN, C. The adolescent as a philosopher: the discovery of the self in a postconventional world. Daedalus, v. 100, n. 4, p. 1051-1086, 1971.
KOHLBERG, L.; LEVINE, C.; HEWER, A. The current formulation of the theory. In: KOHLBERG, L. (Org.). The psychology of moral development: the nature and validity of moral stages. San Francisco: Harper & Row, 1984. p. 212-319. Essays on moral development: v. II.
KOLLER, S. H.; VIÑAS, A.; BIAGGIO, A. Efeitos do sexo do protagonista na avaliaçäo de diferenças de gênero no julgamento moral. Psicologia: Teoria e Pesquisa, v. 8, n. 3, p. 327-339, 1992.
KUHNEN, T. A. Epistemologia feminista e a reconfiguração da filosofia moral. Sapere Aude, Belo Horizonte, v. 5, n. 9, p. 196-219, 2014.
LANGDALE, S. Moral orientations and moral development: the analysis of care and justice reasoning across different dilemmas in females and males from childhood through adulthood. Tese de doutorado não-publicada, Universidade de Harvard, Cambridge, 1983.
LOURENÇO, O. É a ética do cuidado distinta da ética da justiça? Alguns dados em
NOGUEIRA, C. Interseccionalidade e psicologia feminista. Salvador: Devires, 2017.
NONA, P. L. Two perspectives: on self, relationships, and morality. Harvard Educational Review, v. 53, n. 2, p. 125-145, 1983.
MONTENEGRO, T. Diferenças de gênero e desenvolvimento moral das mulheres. Estudos Feministas, v. 11, n. 2, p. 493-508, 2003.
PIAGET, J. A formação do símbolo na criança: imitação, jogo e sonho, imagem e representação. 4. ed. Rio de Janeiro: LTC, 2010. (Publicado originalmente em 1945).
PIAGET, J. O juízo moral na criança. São Paulo: Summus, 1994. (Publicado originalmente em 1932).
RAMOZZI-CHIAROTTINO, Z. Em busca do sentido da obra de Jean Piaget. São Paulo: Ática, 1984.
RIBEIRO, A. de S.; PÁTARO, R. F. Reflexões sobre o sexismo a partir do cotidiano escolar. Revista Educação e Linguagens, v. 4, n. 6, p. 156-175, 2015.
SHARPE, V. A. Justice and care: the implications of the Kohlberg-Gilligan debate for medical ethics. Theoretical medicine, v. 13, p. 295-318, 1992.
SILVA, M. E. F. da. Carol Gilligan e a ética do cuidado na produção de pesquisa em Psicologia do Desenvolvimento Moral de três Programas de Pós-Graduação stricto sensu (2008-2019). Schème – Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas, v. 12, n. 1, p. 166-204, 2020.
SILVA, M. E. F. da; CHIARI, C.; MIGUEL, P. C.; BATAGLIA, P. U. R. Psicologia analítica pós-junguiana como alternativa às diferenças de gênero no desenvolvimento moral. Psicologia: Teoria e Pesquisa, 36, 2021. Em avaliação.
SKOE, E. E. A. The Ethic of Care Interview manual. Não-publicado. Universidade de Oslo, Noruega, 1993. 25p.
SKOE, E. E. A. Measuring care-based moral development: the ethic of care interview. Behavioral Development Bulletin, v. 19, n. 3, p. 95-104, 2014.
VASUDEV, J. Sex Differences in morality and moral orientation: a discussion of the Gilligan and Attanucci study. Merrill-Palmer Quarterly, v. 34, n. 3, p. 239-244, 1988.
VASUDEV, J.; HUMMEL, R. C. Moral stage sequence and principled reasoning in an indian sample. Hum. Dev., v. 30, p. 105-118, 1987.
WALKER, L. J. Sex differences in the development of moral reasoning: a critical review. Child Development, v. 55, n. 3, p. 677-691, 1984.
WALKER, L. J. A longitudinal study of moral reasoning. Child Development, v. 60, n. 1, p. 157-166, 1989.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Schème: Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas
Este trabalho é licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Unported License.