O conceito de hegemonia em Gramsci

possibilidades de compreensão a partir da educação

Autores

  • Geraldo Coelho de OLIVEIRA JÚNIOR Universidade de Brasília

DOI:

https://doi.org/10.36311/1519-0110.2020.v21n2.p159-174

Palavras-chave:

Hegemonia, Gramsci, Estado, Educação

Resumo

Esse artigo objetiva apresentar como o pensador Antonio Gramsci desenvolve o conceito de hegemonia ao longo de suas principais obras, publicadas no Brasil com os título de Cadernos do Cárcere, Cartas do Cárcere e Escritos Políticos. Analisa-se o conceito buscando sintetizar como o autor desenvolve essa categoria em sua intencionalidade histórica.

Submetido em: 30/01/2020
Aceito em: 06/08/2020

 

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Geraldo Coelho de OLIVEIRA JÚNIOR, Universidade de Brasília

    Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Brasília (UnB), Servidor do Ministério da Educação (MEC). Brasília, Goiânia, Brasil

Downloads

Publicado

2021-02-19

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

OLIVEIRA JÚNIOR, Geraldo Coelho de. O conceito de hegemonia em Gramsci: possibilidades de compreensão a partir da educação. ORG & DEMO, Marília, SP, v. 21, n. 2, p. 159–174, 2021. DOI: 10.36311/1519-0110.2020.v21n2.p159-174. Disponível em: https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/orgdemo/article/view/9737.. Acesso em: 21 nov. 2024.