O MARXISMO DE SAMORA NA EDUCAÇÃO: UM SONHO DESENVOLVI-MENTISTA DE CONCEBER POLÍTICAS SOCIAIS INTERROMPIDO?

Autores

  • Alberto Bive DOMINGOS

DOI:

https://doi.org/10.36311/1519-0110.2017.v18n2.02.p7

Palavras-chave:

marxismo de Samora, educação, políticas sociais

Resumo

O artigo elucida dimensões estruturais e conjunturais históricas, econômicas e culturais favoráveis ao desenvolvimento das concepções marxianas em Moçambique e da liderança de Samora Machel. Apresenta concepções de educação, instrumentos de libertação, esgrimindo sobre a organização do sistema educativo, a avaliação, o currículo no contexto escolar e a formação profissional. Também, foca perspectivas de multiculturalismo, as questões de gênero e da pedagogia feminista, bem como a narrativa étnica e racial. No entanto, o artigo é uma pesquisa de indole qualitativa baseada na revisão bibliográfica, onde foi feita igualmente a análise de conteúdo de audições em forma de conversas informais a combatentes, ex-colegas de luta de Samora, buscando relatar a vida e a obra do então político revolucionário.

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Biografia do Autor

Alberto Bive DOMINGOS

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Publicado

2018-01-31

Edição

Seção

Artigos