DIREITOS HUMANOS, CIDADANIA E GÊNERO: BREVES REFLEXÕES PARA A EDUCAÇÃO

Autores

  • Tânia Suely Antonelli Marcelino BRABO UNESP
  • Rodrigo Biagini COSTA

DOI:

https://doi.org/10.36311/1519-0110.2008.v9n1/2.52

Palavras-chave:

direitos humanos, cidadania, gênero, educação

Resumo

Neste artigo pretende-se abordar os avanços e desafios perceptíveis na sociedade brasileira no momento de comemoração dos 60 anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos e de 20 anos da Constituição da República Federativa do Brasil. No intuito de aprofundar a discussão, o artigo aborda as origens da cidadania liberal, assim como o processo de construção da mesma no Brasil, perpassando por questões como participação, direitos humanos e gênero entendendo que são pressupostos da democracia. Reflete sobre as políticas voltadas para a temática enfocando o papel da educação para a transformação da sociedade marcada pela desigualdade em tempos democráticos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Tânia Suely Antonelli Marcelino BRABO, UNESP

Docente do Departamento de Administração e Supervisão Escolar e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Filosofia e Ciências, Unesp – Faculdade de Filosofia e Ciências – Universidade Estadual Paulista- Unesp/Campus de Marília.

Rodrigo Biagini COSTA

Mestrando pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Filosofia e Ciências, – Universidade Estadual Paulista – Unesp/Campus de Marília.

Downloads

Publicado

2010-01-08

Edição

Seção

Democracia, Direitos Humanos e Gênero