Gênero e Educação: o Papel do Movimento Feminista para a Igualdade de Gênero
DOI:
https://doi.org/10.36311/1519-0110.2015.v16n00.5135Palavras-chave:
movimento feminista, educação, relações de gênero, cidadania, mulher.Resumo
Esse texto tem como objetivo relembrar a participação do movimento feminista na busca da garantia dos
direitos humanos das mulheres, dentre eles a educação igualitária. Reflete sobre as concepções de cidadania e gênero encontradas nas práticas pedagógicas de professoras e de um professor da cidade de Marília/SP, a partir de duas pesquisas de mestrado uma realizada em 1997 no Ensino Fundamental e outra em 2010 na Educação Infantil. Destacando a relevância das ações do movimento, mostra avanços e desafios que ainda estão em pauta para a concretização da educação para a igualdade de gênero. Ao adentrar no cotidiano das escolas, no caso uma de Educação Infantil e outra de Ensino Fundamental, podemos constatar o embate que estas políticas ainda enfrentam no cotidiano educacional, que comprovam
os desafios que ainda estão postos para práticas educacionais não sexistas e para a igualdade de direitos.