A Cidadania Participativa no Rádio: Estudo de Caso em uma Escola Municipal

Autores

  • Vanessa Angélica BALESTRIN
  • Maria Teresa TREVISOL
  • Mônica Piccione Gomes RIOS

DOI:

https://doi.org/10.36311/1519-0110.2015.v16n1.5163

Palavras-chave:

projeto rádio na escola, cidadania participativa, recurso pedagógico.

Resumo

Este artigo se propõe a descrever a dinâmica do “Projeto Rádio na Escola” e como ele pode contribuir para a construção da cidadania participativa. O objetivo geral da pesquisa é investigar como o uso do rádio na escola pode contribuir para a construção da cidadania participativa.A base empírica deste artigo é uma investigação realizada em uma escola urbana da rede pública municipal do oeste
catarinense. A amostra foi composta pela gestora da escola, professoras do 3º e 4º anos do ensino fundamental e os alunos dos respectivos anos. Como procedimento de coleta de dados foi utilizado entrevista para a gestora e os professores e para os alunos foi utilizado o grupo focal. O Projeto Rádio na Escola apontou benefícios para a construção da cidadania participativa; mediante a troca de informações o educando e o educador utilizam o rádio como meio para abordar os conteúdos do currículo escolar e do registro e análise de seu entorno.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Vanessa Angélica BALESTRIN

    O Laboratório Editorial foi instituído com o objetivo de criar condições e oportunidades para a difusão de pesquisas e tornar públicos os resultados dos trabalhos do corpo docente da FFC. Constitui-se num órgão adjunto à Diretoria da FFC e vinculado à SAEPE, com o apoio da Seção Gráfica, da Diretoria, da Biblioteca, e das Seções de Finanças, Compras e Técnica Acadêmica. A função do Laboratório Editorial é a de assessorar, planejar, realizar e distribuir livros, periódicos e outras publicações elaboradas na FFC.

    E-mail: labeditorial@marilia.unesp.br 

  • Maria Teresa TREVISOL

    O Laboratório Editorial foi instituído com o objetivo de criar condições e oportunidades para a difusão de pesquisas e tornar públicos os resultados dos trabalhos do corpo docente da FFC. Constitui-se num órgão adjunto à Diretoria da FFC e vinculado à SAEPE, com o apoio da Seção Gráfica, da Diretoria, da Biblioteca, e das Seções de Finanças, Compras e Técnica Acadêmica. A função do Laboratório Editorial é a de assessorar, planejar, realizar e distribuir livros, periódicos e outras publicações elaboradas na FFC.

    E-mail: labeditorial@marilia.unesp.br 

  • Mônica Piccione Gomes RIOS

    O Laboratório Editorial foi instituído com o objetivo de criar condições e oportunidades para a difusão de pesquisas e tornar públicos os resultados dos trabalhos do corpo docente da FFC. Constitui-se num órgão adjunto à Diretoria da FFC e vinculado à SAEPE, com o apoio da Seção Gráfica, da Diretoria, da Biblioteca, e das Seções de Finanças, Compras e Técnica Acadêmica. A função do Laboratório Editorial é a de assessorar, planejar, realizar e distribuir livros, periódicos e outras publicações elaboradas na FFC.

    E-mail: labeditorial@marilia.unesp.br 

Downloads

Publicado

2015-07-23

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

BALESTRIN, Vanessa Angélica; TREVISOL, Maria Teresa; RIOS, Mônica Piccione Gomes. A Cidadania Participativa no Rádio: Estudo de Caso em uma Escola Municipal. ORG & DEMO, Marília, SP, v. 16, n. 1, 2015. DOI: 10.36311/1519-0110.2015.v16n1.5163. Disponível em: https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/orgdemo/article/view/5163.. Acesso em: 21 nov. 2024.