A Cidadania Participativa no Rádio: Estudo de Caso em uma Escola Municipal
DOI:
https://doi.org/10.36311/1519-0110.2015.v16n1.5163Palabras clave:
projeto rádio na escola, cidadania participativa, recurso pedagógico.Resumen
Este artigo se propõe a descrever a dinâmica do “Projeto Rádio na Escola” e como ele pode contribuir para a construção da cidadania participativa. O objetivo geral da pesquisa é investigar como o uso do rádio na escola pode contribuir para a construção da cidadania participativa.A base empírica deste artigo é uma investigação realizada em uma escola urbana da rede pública municipal do oeste
catarinense. A amostra foi composta pela gestora da escola, professoras do 3º e 4º anos do ensino fundamental e os alunos dos respectivos anos. Como procedimento de coleta de dados foi utilizado entrevista para a gestora e os professores e para os alunos foi utilizado o grupo focal. O Projeto Rádio na Escola apontou benefícios para a construção da cidadania participativa; mediante a troca de informações o educando e o educador utilizam o rádio como meio para abordar os conteúdos do currículo escolar e do registro e análise de seu entorno.