Cidadania e competências básicas e profissionais na educação de pessoas adultas (EPA ): uma visão a partir da validação de competências em Espanha

Autores

  • María José CHISVERT TARAZONA
  • Eunice MACEDO

DOI:

https://doi.org/10.36311/1519-0110.2014.v15n2.4643

Palavras-chave:

Validação de competências, cidadania, avaliação, resultados de aprendizagem

Resumo

Este artigo apresenta uma visão abrangente da avaliação dos resultados da aprendizagem competencial recentemente iniciada
em Espanha, num enquadramento europeu. Foca os processos de acreditação da experiência laboral e de vias não formais de formação.
Exploram-se potenciais respostas a perguntas como: Onde se dirige esta abordagem baseada em resultados de aprendizagem? E será que
tem em conta a formação em cidadania entre a população adulta? A metodologia de trabalho analisa o estado da arte dos processos de
reconhecimento e validação das qualificações profissionais, no campo da investigação por meio de fontes secundárias e entrevistas com
especialistas. Entre os resultados destaca-se que o currículo normativo, texto da avaliação e acompanhamento, reduz o discurso pedagógico
a saberes, habilidades, competências e capacidades vistas como exigidas pelo mercado de trabalho, ignorando o projeto político implícito
no mundo do trabalho. A existência de um texto para a validação de competências é fundamentada na liderança da Europa, apoiada na
legislação espanhola e desenvolvida pelo Instituto Nacional de Qualificações Profissionais. No entanto, não há contexto, mantém-se uma
ampla área de marginalização no acesso ao procedimento. Em conclusão, a acreditação deve estar ciente do seu lado mais sombrio - a
regulação - e abrir o processo a uma construção social cujo ponto de partida seria a concertação e o acordo. Outra chave estará em recuperar
as relações pedagógicas que têm sido excluídas nesses processos em favor de uma avaliação que garanta resultados, a qual transfere para a
população adulta a responsabilidade da sua obtenção.

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Biografia do Autor

María José CHISVERT TARAZONA

O Laboratório Editorial foi instituído com o objetivo de criar condições e oportunidades para a difusão de pesquisas e tornar públicos os resultados dos trabalhos do corpo docente da FFC. Constitui-se num órgão adjunto à Diretoria da FFC e vinculado à SAEPE, com o apoio da Seção Gráfica, da Diretoria, da Biblioteca, e das Seções de Finanças, Compras e Técnica Acadêmica. A função do Laboratório Editorial é a de assessorar, planejar, realizar e distribuir livros, periódicos e outras publicações elaboradas na FFC.

E-mail: labeditorial@marilia.unesp.br 

Eunice MACEDO

O Laboratório Editorial foi instituído com o objetivo de criar condições e oportunidades para a difusão de pesquisas e tornar públicos os resultados dos trabalhos do corpo docente da FFC. Constitui-se num órgão adjunto à Diretoria da FFC e vinculado à SAEPE, com o apoio da Seção Gráfica, da Diretoria, da Biblioteca, e das Seções de Finanças, Compras e Técnica Acadêmica. A função do Laboratório Editorial é a de assessorar, planejar, realizar e distribuir livros, periódicos e outras publicações elaboradas na FFC.

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Publicado

2015-01-28

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