JOVENS EM PORTUGAL DISCUTEM EDUCAÇÃO E OS RANKINGS DAS ESCOLAS

Autores

  • Eunice MACEDO
  • Helena Costa ARAÚJO

DOI:

https://doi.org/10.36311/1519-0110.2012.v13n2.2662

Palavras-chave:

cidadania educacional, voz, educação, rankings das escolas.

Resumo

Este artigo parte de uma pesquisa sobre cidadanias jovens. Foca alunos do último ano do ensino secundário de uma escola de desempenho médio nos rankings das escolas, em Portugal. A preocupação fundamental são os limites ao exercício de cidadania pelas pessoas jovens, as quais não são suficientemente ouvidas acerca de questões amplas e mais restritas que podem afetar as suas vidas. Com base na discussão teórica da cidadania e da voz, argumentamos que as pessoas jovens têm contributos importantes para dizer e têm direito a ser ouvidas como forma de reconhecimento da sua cidadania. Afirmamos a necessidade de (re)concetualizar a cidadania educacional através da reconfiguração e fragmentação do sujeito em torno das diversas vozes presentes na escola. Para ilustrar o potencial reflexivo de jovens, raparigas e rapazes, apresentamos algumas das suas perspetivas acerca da educação e dos rankings das escolas, bem como algumas das suas reclamações de cidadania através da mudança educacional.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Downloads

Publicado

2022-02-08

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

MACEDO, Eunice; ARAÚJO, Helena Costa. JOVENS EM PORTUGAL DISCUTEM EDUCAÇÃO E OS RANKINGS DAS ESCOLAS. ORG & DEMO, Marília, SP, v. 13, n. 2, p. 57–72, 2022. DOI: 10.36311/1519-0110.2012.v13n2.2662. Disponível em: https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/orgdemo/article/view/2662.. Acesso em: 18 nov. 2024.