Saberes e conhecimentos na educação pós-pandemia
uma construção necessária
DOI:
https://doi.org/10.36311/1519-0110.2021.v22n2.p245-268Palavras-chave:
Educação para o Século XXI, Pandemia Covid-19, Educação Pós-PandemiaResumo
A pandemia do novo coronavírus (SARS-Cov-2) manifesta-se como a maior crise sanitária vivida em um século pela humanidade, mas seus impactos expandem-se para diferentes âmbitos da vida social. Dentre esses estão os múltiplos processos de formação humana, particularmente a educação escolar. Os inevitáveis desdobramentos políticos, econômicos e sócio-culturais desse evento, vivenciado em nível planetário, convida-nos a pensar sobre o papel da educação nesse cenário ainda indefinido, mas que desafiam as projeções e prescrições da chamada “educação para o século XXI”, sustentadas pela apologia ao ideário da pós-modernidade. Neste ensaio, oferecemos nossa reflexão acerca das perspectivas político-pedagógicas que reforçam e/ou redefinem a função social da educação e da escola em razão dos abalos provocados pela pandemia no tempo de longa duração. Sem a pretensão de propor um receituário, assumimos a defesa de preceitos, pressupostos e princípios que devem orientar a formação humana considerando as lições e implicações da pandemia para as futuras gerações.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 ORG & DEMO
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.