Isolamento, interação e socialização

uma abordagem sociológica da suspensão do ensino presencial na formação de crianças e adolescentes

Autores

  • Túlio ROSSI Universidade Federal de Uberlândia

DOI:

https://doi.org/10.36311/1519-0110.2021.v22n2.p103-118

Palavras-chave:

Socialização, Interação social, Educação, Pandemia, Ambiente escolar

Resumo

Este ensaio suscita possibilidades analíticas na sociologia para efeitos latentes da suspensão prolongada de aulas presenciais em função da pandemia de SARS-COVID 19 na educação de crianças e adolescentes. Contrariando visões da instituição escolar com demasiada ênfase nos conteúdos curriculares e carga-horária, propõe-se compreender o ambiente escolar como espaço peculiar de interações sociais cotidianas, especialmente de estudantes entre seus pares. São apresentadas e discutidas desde contribuições da sociologia clássica, passando por autores do interacionismo simbólico e pelas críticas da sociologia da infância, culminando na perspectiva de ator plural da sociologia de Bernard Lahire, com o reconhecimento da criança e do adolescente como figuras ativas em seus próprios processos socializadores. Assim, são realçados aspectos não formais do cotidiano escolar – sobretudo em interações face a face – e seus potenciais efeitos na formação de crianças e adolescentes, extrapolando a transmissão de conteúdos curriculares adaptada ao ensino remoto.

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Biografia do Autor

Túlio ROSSI, Universidade Federal de Uberlândia

Professor Adjunto da Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Uberlândia, Minas Gerais, Brasil.

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Publicado

2021-12-22

Edição

Seção

Artigos