AUTOGESTÃO DE UMA ESCOLA COMUNITÁRIA: POSSIBILIDADES E LIMITAÇÕES

Autores/as

  • Volmir SABBI

DOI:

https://doi.org/10.36311/1519-0110.2004.v5n1.423

Palabras clave:

Escola comunitária, autogestão, gestão escolar, participação de pais.

Resumen

Este artigo se propõe a fazer uma reflexão a respeito das perspectivas de sobrevivência de uma instituição escolar denominada comunitária, dirigida segundo princípios característicos de autogestão. Essa escola foi criada por um grupo de pais que se propunha a fazer para seus filhos uma educação diferenciada das demais existentes na cidade de Pato Branco-PR. O trabalho de compreender a realidade institucional presente, com o intuito de pensar o seu futuro, se apóia no desvendamento e análise, histórico e atual, das forças agregadoras dos atores institucionais e dos conflitos resultantes dessa ação coletiva. O estudo dessa instituição nos parece de grande interesse acadêmico na medida em que seus valores, seu processo de tomada de decisão e seu referencial pedagógico seguem uma orientação distinta ao das escolas públicas e privadas.

Biografía del autor/a

  • Volmir SABBI
    Professor do Centro Federal de Educação Tecnológica do Paraná (Cefet-PR), Unidade de Pato Branco-PR, CEP 85.503-390, Brasil e Mestre em Educação.

Publicado

2022-01-19

Número

Sección

Organização do Trabalho e Educação