DEMOCRACIA, PARTICIPAÇÃO E PODER NO COOPERATIVISMO EDUCACIONAL

Autores/as

  • Cinthia Magda Fernandes ARIOSI
  • Neusa Maria DAL RI

DOI:

https://doi.org/10.36311/1519-0110.2004.v5n1.422

Palabras clave:

Cooperativismo educacional, autogestão, democracia, relações de trabalho, poder.

Resumen

A Cooperativa Educacional Multidisciplinar de Bauru - Ensinativa, constituída por profissionais da educação e áreas afins, foi uma experiência de organização econômica autogestionária. O objetivo principal deste texto é discutir essa experiência, buscando verificar se as relações internas de trabalho foram estabelecidas de forma democrática e se as estruturas de poder, normalmente hierarquizadas, se modificaram no interior da cooperativa. A principal consideração a que o estudo chegou é que a cooperativa autogestionária pode configurar-se numa possibilidade de organização do trabalho mais democrática e com a hierarquização do poder amenizada. Porém, para que um projeto como este se consolide, há a necessidade de se promover um processo educativo e de conscientização, entre os próprios cooperados, sobre a questão do trabalho coletivo pautado pelo espírito autogestionário.

Biografía del autor/a

  • Cinthia Magda Fernandes ARIOSI
    Professora do Curso de Formação de Professores do CEFAM Professora Lourdes de Araújo, da cidade de Bauru, e Mestre em educação.
  • Neusa Maria DAL RI
    Professora livre-docente da Faculdade de Filosofia e Ciências, UNESP, Campus de Marília.

Publicado

2022-01-19

Número

Sección

Organização do Trabalho e Educação