SEXUALIDADE, EDUCAÇÃO ESCOLAR E DIVERSIDADE

Authors

  • Clarice Klann CONSTANTINO
  • Celso KRAEMER

DOI:

https://doi.org/10.36311/1519-0110.2016.v17n1.10.p145

Keywords:

educação, sexualidade, homoafetividade, ética, diversidade

Abstract

A presente pesquisa objetiva compreender sexualidade e homoafetividades em escolas de Blumenau e região. Aplicou-se um questionário a 105 professores e 987 estudantes. Os dados são analisados com base na arqueologia e na genealogia de Foucault. Veriicouse que a homossexualidade é vista apenas como uma prática, por relação genital. Não se aludem gêneros além de masculino e feminino. A maioria dos professores mostra preconceito com a homossexualidade, enquanto 70% dos estudantes a aceita. Professores e estudantes ignoram o sentido de homoafetividade e mostram visão estereotipada de homossexualidade. Sobre alteridade, a escola não discute sexualidade e rejeita homossexuais, embora os estudantes aceitam o tema, diminuindo a intolerância e a hostilidade aos diferentes na sexualidade. Mas falta curiosidade, tipo já sei tudo, atitude que revela pouca expectativa sobre a escola, na superação dos estereótipos aos quais ela tem aderido, reproduzindo-os na atitude dos professores, no material didático pautado na heterossexualidade, na moralização das condutas que ela impõe. O alto índice de preconceito entre os professores mostra que o esclarecimento sobre a homossexualidade deve ser buscado fora da escola, pois esta se mostra ineiciente com temas relevantes da educação atual, como a diversidade, a alteridade e a sexualidade.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

  • Clarice Klann CONSTANTINO

    O Laboratório Editorial foi instituído com o objetivo de criar condições e oportunidades para a difusão de pesquisas e tornar públicos os resultados dos trabalhos do corpo docente da FFC. Constitui-se num órgão adjunto à Diretoria da FFC e vinculado à SAEPE, com o apoio da Seção Gráfica, da Diretoria, da Biblioteca, e das Seções de Finanças, Compras e Técnica Acadêmica. A função do Laboratório Editorial é a de assessorar, planejar, realizar e distribuir livros, periódicos e outras publicações elaboradas na FFC.

    E-mail: labeditorial@marilia.unesp.br 

  • Celso KRAEMER

    O Laboratório Editorial foi instituído com o objetivo de criar condições e oportunidades para a difusão de pesquisas e tornar públicos os resultados dos trabalhos do corpo docente da FFC. Constitui-se num órgão adjunto à Diretoria da FFC e vinculado à SAEPE, com o apoio da Seção Gráfica, da Diretoria, da Biblioteca, e das Seções de Finanças, Compras e Técnica Acadêmica. A função do Laboratório Editorial é a de assessorar, planejar, realizar e distribuir livros, periódicos e outras publicações elaboradas na FFC.

    E-mail: labeditorial@marilia.unesp.br 

Published

2016-07-12

Issue

Section

Artigos

How to Cite

CONSTANTINO, Clarice Klann; KRAEMER, Celso. SEXUALIDADE, EDUCAÇÃO ESCOLAR E DIVERSIDADE. ORG & DEMO, Marília, SP, v. 17, n. 01, p. 145–162, 2016. DOI: 10.36311/1519-0110.2016.v17n1.10.p145. Disponível em: https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/orgdemo/article/view/6118.. Acesso em: 22 nov. 2024.