OS LIVROS DIDÁTICOS DE HISTÓRIA E DE GEOGRAFIA E A EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS E PARA A CIDADANIA NAS SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
DOI:
https://doi.org/10.36311/1519-0110.2008.v9n1/2.58Keywords:
livro didático, educação, direitos humanos, cidadaniaAbstract
Este texto reflete os resultados de uma pesquisa iniciada em 2005 e concluída em 2007 que teve como objetivo central analisar a produção recente de material didático destinado ao ensino de História e de Geografia nas séries iniciais do ensino fundamental. O foco de análise foi verificar se os conteúdos dos livros e/ou manuais contemplam os princípios apregoados na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei n º 9.394, de dezembro de 1996) e nos Parâmetros Curriculares Nacionais em relação à educação em direitos humanos e para a formação da cidadania. O universo da pesquisa foi delimitado pela análise do material didático recomendado pelo Ministério da Educação por meio do Programa Nacional de Avaliação do Livro Didático. Ao final dos trabalhos pode-se concluir que, apesar das tentativas do poder público em oferecer um material didático que contemple uma educação em direitos humanos e para a cidadania, persistem nas práticas pedagógicas ações cujas origens remontam ao período da ditadura militar no Brasil.Neste texto, abordamos as raízes do problema e dissertamos sobre a revisão curricular ocorrida no Estado de São Paulo na década de 1980 que, na essência, se traduzia em uma possibilidade de mudança.
Downloads
Downloads
Published
Issue
Section
License
Copyright (c) 2010 ORG & DEMO
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.