PEDAGOGIA DA ALTERNÂNCIA E TEATRO POPULAR: A TRAJETÓRIA DO ARTEVIDA
DOI:
https://doi.org/10.36311/1519-0110.2009.v10n1/2.300Keywords:
Artevida, teatro, pedagogia da alternânciaAbstract
A comunicação realiza um estudo a respeito das práticas teatrais desenvolvidas pelo grupo permanente e voluntário de adolescentes, denominado Artevida, abrigado simultaneamente pela Escola Família Agrícola de Nestor Gomes e pelas comunidades que formam o município de São Mateus, localizado ao norte do Espírito Santo, no período de 1993 a 2003. Trata-se de uma reflexão em torno das matrizes culturais do campo, na perspectiva de buscar o sentido e o lugar da experiência do teatro comunitário e o seu relacionamento com a pedagogia da alternância. Para a consecução desse propósito, descrevemos o percurso de dez anos do grupo Artevida, as interfaces do seu relacionamento com a escola e a comunidade, destacando os aspectos educativos contidos no bojo da expressão artística dos alunos atuantes.
Downloads
Downloads
Published
Issue
Section
License
Copyright (c) 2010 ORG & DEMO
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.