Perspectivas sobre o protagonismo hipermidiático: estudos contemporâneos
DOI:
https://doi.org/10.36311/1519-0110.2020.v21n1.p27-40Keywords:
Protagonismo hipermidiático, Diversidade, Estudos contemporâneos.Abstract
Este texto desenvolve uma discussão crítico-reflexiva a respeito de protagonismo hipermidiático e tangencia temas como fake news e pós-verdade. A partir de políticas sociais no Brasil, esse protagonismo está na (in)consistência da informação e seus feixes de efeitos, os quais circulam na sociedade atual, sobretudo na internet. A abordagem qualitativa, de cunho bibliográfico, desenha estrategicamente o percurso metodológico desta investigação. E os estudos contemporâneos, como referenciais teóricos, elencam duas categorias: experiência e subjetividade. A discussão transversaliza o sujeito e seu desempenho como usuário/a-interator/a na cultura digital. Os resultados aqui apontam para a condição humana em expansão, verificada para além de natureza e virtualidade, pois há uma expectativa de (re)considerar o ideal de protagonismo.
Submetido em: 02/03/2020
Aceito em: 29/05/2020