POLÍTICAS EDUCACIONAIS E DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL: ALGUMAS CONEXÕES EM CURSO

Autores

  • Magda Dei Tós BARRETO
  • Sonia Regina Vargas MANSANO
  • Talita Ravagnã PIGA

DOI:

https://doi.org/10.36311/1519-0110.2016.v17n2.06.p81

Palavras-chave:

Educação, Desenvolvimento Sustentável, Políticas Educacionais

Resumo

A questão ambiental tem sido objeto de discussão em diversas esferas da sociedade, colocando em evidência os problemas advindos da complexa relação entre homem e natureza. Recentemente, essa discussão adentrou no âmbito escolar, sendo que esse espaço institucional foi considerado estratégico para disseminar valores voltados para sensibilização dos riscos e prejuízos advindos da sua exploração predatória. O presente estudo teórico e documental faz uma aproximação analítica entre o desenvolvimento sustentável e as políticas educacionais. Para tanto, ele aborda duas dimensões: a elaboração teórica da noção de desenvolvimento sustentável e as maneiras como a legislação brasileira incorporou esse tema em suas diretrizes no final do século XX. Como resultado parcial, constatamos que a educação ambiental, para além da esfera legal, implica ações efetivas da esfera institucional, valendo-se, para isso, da prática sustentável de seus variados agentes (alunos, professores, comunidade e governantes).

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Magda Dei Tós BARRETO

    O Laboratório Editorial foi instituído com o objetivo de criar condições e oportunidades para a difusão de pesquisas e tornar públicos os resultados dos trabalhos do corpo docente da FFC. Constitui-se num órgão adjunto à Diretoria da FFC e vinculado à SAEPE, com o apoio da Seção Gráfica, da Diretoria, da Biblioteca, e das Seções de Finanças, Compras e Técnica Acadêmica. A função do Laboratório Editorial é a de assessorar, planejar, realizar e distribuir livros, periódicos e outras publicações elaboradas na FFC.

    E-mail: labeditorial@marilia.unesp.br 

  • Sonia Regina Vargas MANSANO

    O Laboratório Editorial foi instituído com o objetivo de criar condições e oportunidades para a difusão de pesquisas e tornar públicos os resultados dos trabalhos do corpo docente da FFC. Constitui-se num órgão adjunto à Diretoria da FFC e vinculado à SAEPE, com o apoio da Seção Gráfica, da Diretoria, da Biblioteca, e das Seções de Finanças, Compras e Técnica Acadêmica. A função do Laboratório Editorial é a de assessorar, planejar, realizar e distribuir livros, periódicos e outras publicações elaboradas na FFC.

    E-mail: labeditorial@marilia.unesp.br 

  • Talita Ravagnã PIGA

    O Laboratório Editorial foi instituído com o objetivo de criar condições e oportunidades para a difusão de pesquisas e tornar públicos os resultados dos trabalhos do corpo docente da FFC. Constitui-se num órgão adjunto à Diretoria da FFC e vinculado à SAEPE, com o apoio da Seção Gráfica, da Diretoria, da Biblioteca, e das Seções de Finanças, Compras e Técnica Acadêmica. A função do Laboratório Editorial é a de assessorar, planejar, realizar e distribuir livros, periódicos e outras publicações elaboradas na FFC.

    E-mail: labeditorial@marilia.unesp.br 

Downloads

Publicado

2016-12-20

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

BARRETO, Magda Dei Tós; MANSANO, Sonia Regina Vargas; PIGA, Talita Ravagnã. POLÍTICAS EDUCACIONAIS E DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL: ALGUMAS CONEXÕES EM CURSO. ORG & DEMO, Marília, SP, v. 17, n. 02, p. 81–94, 2016. DOI: 10.36311/1519-0110.2016.v17n2.06.p81. Disponível em: https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/orgdemo/article/view/6527.. Acesso em: 21 nov. 2024.