EDITORIAL
DOI:
https://doi.org/10.36311/1519-0110.2016.v17n2.01.p5Resumo
Apresentamos aos leitores e às leitoras o número 2, do volume 17 de ORG&DEMO relativo ao ano de 2016.
O PROEJA e os desafios da construção da formação e do currículo integrado: entre a emancipação e a desemancipação é o título do primeiro artigo apresentado e foi escrito por Cláudia Maria Ferreira Gomes e Marcelo Lira Silva do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás, Campus Goiânia. O texto apresenta uma análise da estrutura jurídico-política do Programa Nacional de Integração da Educação Profissional e da Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos (PROEJA). O texto também aborda as possíveis tendências mercadológicas e ideológicas de uma nova política para a Educação Profissional, visto que a ideia do PROEJA apresenta, dentre outros, fragmentação entre o saber acadêmico propedêutico e o saber tecnológico e reforço no dualismo histórico e estrutural do sistema educacional brasileiro.