RESGATANDO A PEDAGOGIA DO CAPITAL: O MODELO DA QUALIDADE TOTAL E ALGUNS DOS IMPACTOS SOBRE A QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL

Autores

  • Maria Rita APRILE
  • Rosa Elisa Mirra BARONE

DOI:

https://doi.org/10.36311/1519-0110.2004.v5n2.414

Palavras-chave:

Qualificação profissional, qualidade total, trabalho, educação de trabalhadores.

Resumo

Este artigo sistematiza um conjunto de informações e reflexões sobre a introdução do Modelo de Gestão da Qualidade Total (QT) em empresas brasileiras, desde os anos de 1980 e os impactos provocados sobre a qualificação profissional, entre eles, a exigência de novos requisitos profissionais. O domínio desses requisitos não é comum a todos os trabalhadores, o que provoca uma nítida separação entre eles. Dependendo da qualificação apresentada, os desdobramentos são perversos para os salários e para as condições de trabalho. Se o êxito da implantação do modelo depende também da qualificação profissional, poderá (e deverá) ela tornar-se um instrumento mediador nas discussões referentes às condições de trabalho, emprego, salário e qualificação profissional.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria Rita APRILE

Professora do Mestrado em Educação e Curso de Pedagogia da Universidade Bandeirante de São Paulo - UNIBAN. Doutora em Educação pela PUC-SP.

Rosa Elisa Mirra BARONE

Professora do Mestrado em Educação e Curso de Pedagogia da Universidade Bandeirante de São Paulo - UNIBAN. Doutora em Educação pela PUC-SP.

Downloads

Publicado

2022-01-20

Edição

Seção

Organização do Trabalho e Educação