RESGATANDO A PEDAGOGIA DO CAPITAL: O MODELO DA QUALIDADE TOTAL E ALGUNS DOS IMPACTOS SOBRE A QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL
DOI:
https://doi.org/10.36311/1519-0110.2004.v5n2.414Palabras clave:
Qualificação profissional, qualidade total, trabalho, educação de trabalhadores.Resumen
Este artigo sistematiza um conjunto de informações e reflexões sobre a introdução do Modelo de Gestão da Qualidade Total (QT) em empresas brasileiras, desde os anos de 1980 e os impactos provocados sobre a qualificação profissional, entre eles, a exigência de novos requisitos profissionais. O domínio desses requisitos não é comum a todos os trabalhadores, o que provoca uma nítida separação entre eles. Dependendo da qualificação apresentada, os desdobramentos são perversos para os salários e para as condições de trabalho. Se o êxito da implantação do modelo depende também da qualificação profissional, poderá (e deverá) ela tornar-se um instrumento mediador nas discussões referentes às condições de trabalho, emprego, salário e qualificação profissional.Descargas
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