MAX WEBER: CONSIDERAÇÕES SOBRE A IDENTIDADE TEÓRICA DE UM SOCIÓLOGO A PARTIR DE UMA METÁFORA MUSICAL

Autores

  • José D’Assunção BARROS

DOI:

https://doi.org/10.36311/1519-0110.2011.v12n2.1729

Palavras-chave:

Max Weber, Objetividade, Subjetividade.

Resumo

Este artigo tem por objetivo desenvolver algumas considerações sobre as relações entre Objetividade e Subjetividade na Sociologia de Max Weber e em seu pensamento historiográfico. Para guiar nossas reflexões sobre este sociólogo-historiador, estaremos usando a metáfora do acorde teórico – uma metáfora emprestada à Música – de modo a pensar a interação entre alguns elementos que constituem a identidade teórica de Max Weber. A principal obra de Weber que estaremos analisando será Objetividade nas Ciências Sociais (1904), através da qual será possível desenvolver algumas considerações sobre a questão examinada.

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Publicado

2022-02-07

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

BARROS, José D’Assunção. MAX WEBER: CONSIDERAÇÕES SOBRE A IDENTIDADE TEÓRICA DE UM SOCIÓLOGO A PARTIR DE UMA METÁFORA MUSICAL. ORG & DEMO, Marília, SP, v. 12, n. 2, p. 89–114, 2022. DOI: 10.36311/1519-0110.2011.v12n2.1729. Disponível em: https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/orgdemo/article/view/1729.. Acesso em: 17 nov. 2024.