AUTOSSUSTENTABILIDADE DOS BANCOS COMUNITÁRIOS

APLICAÇÃO DE INDICADORES ECONÔMICO-FINANCEIROS PARA A POTENCIAL CAPTAÇÃO DE RECURSOS DIRETOS COM APLICADORES

Autores

  • Wiliam RETAMIRO Universidade Federal de São Carlos
  • Maria Lúcia Teixeira MACHADO Universidade Federal de São Carlos

DOI:

https://doi.org/10.36311/1519-0110.2024.v25.e024004

Palavras-chave:

Autossustentabilidade financeira, Bancos Comunitários de Desenvolvimento, Finanças Solidárias, Tecnociência Solidária, Tecnociência Solidária

Resumo

Os Bancos Comunitários de Desenvolvimento (BCD) se constituíram como uma imprescindível adequação sociotécnica que expressa no mundo das finanças solidárias o conceito da tecnociência solidária, contribuindo para a difusão, democratização e consolidação da democracia financeira por meio do uso das moedas sociais. Contudo, após o período da crise política e econômica iniciada em 2013, os recursos destinados aos BCD foram extintos, o que deixou os equipamentos menos estruturados em situação de difícil continuidade de suas atividades ou até mesmo levando ao seu encerramento. Estetrabalho objetivou averiguar a autossustentabilidade financeira dos BCD, por meio da captação de recursos diretamente com potenciais aplicadores com base na eventual aprovação do Projeto de Lei Parlamentar no 93/2007, que propõe autorizar a captação direta de recursos pelos BCD. Realizada por meio de pesquisa de campo com a aplicação de questionários para potenciais investidores nos BCD, identificou como resultados as condicionalidades para além da possibilidade de negócios de impacto social e a necessidade de um reposicionamento quanto à gestão dos BCD, a fim de manter a autossustentabilidade sem a perda do princípio básico da economia solidária, que é o de ser uma forma de economia humanizada.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Wiliam RETAMIRO, Universidade Federal de São Carlos

Doutor pelo Programa de Pós-Graduação em Ciência, Tecnologia e Sociedade da Universidade Federal de São Carlos (PPGCTS/UFSCar). São Carlos, São Paulo, Brasil.

Maria Lúcia Teixeira MACHADO, Universidade Federal de São Carlos

Docente Sênior do Programa de Pós-Graduação em Ciência, Tecnologia e Sociedade da Universidade Federal de São Carlos (PPGCTS/UFSCar). São Carlos, São Paulo, Brasil.

Downloads

Publicado

2023-11-21

Edição

Seção

Segunda Parte do Dossiê: Amanhã vai ser outro dia: as múltiplas crises do presente e o papel das iniciativas associativas autogestionárias na reorganização da sociedade

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)