Trabalho como princípio educativo no movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) do Brasil

Autores

  • Ellen Felício dos SANTOS FFC-Marília
  • Neusa Maria DAL RI

DOI:

https://doi.org/10.36311/1519-0110.2022.v23n1.p69-82

Palavras-chave:

Educação; MST; Trabalho Associado;

Resumo

No presente trabalho estudamos o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) e a sua Pedagogia, que indica a articulação entre educação e trabalho produtivo. A questão central que norteou esta pesquisa foi: como o MST materializa o trabalho enquanto princípio educativo em suas escolas? Os procedimentos adotados foram a pesquisa bibliográfica, pesquisa documental e a pesquisa empírica, com leitura e interpretação da literatura disponível sobre a temática, análise de legislações brasileiras e documentos do MST, e realização de observação e aplicação de entrevistas semiestruturadas com professores, funcionários e alunos do Colégio Estadual do Campo Iraci Salete Strozak, localizado no Assentamento Marcos Freire, em Rio Bonito do Iguaçu, Paraná. O Colégio Strozak se destaca por aplicar os princípios da educação do MST de forma mais bem elaborada, contudo, apresenta um avanço teórico maior do que o que consegue realizar em sua realidade concreta. Concluímos que a materialização do trabalho enquanto princípio educativo no Colégio se dá por meio da realização de trabalhos reais que têm relação com as necessidades dos alunos e dos moradores do Assentamento, por meio do trabalho associado.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Ellen Felício dos SANTOS, FFC-Marília

    Professora da Educação Básica da Prefeitura Municipal de Garça, Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual Paulista (UNESP). Garça, São Paulo, Brasil.  https://orcid.org/0000-0001-7989-3865

  • Neusa Maria DAL RI

    Professora Associada Livre-Docente III da Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Faculdade de Filosofia e Ciências, Campus de Marília e do Programa de Pós-Graduação em Educação.  https://orcid.org/0000-0002-3000-2280

Downloads

Publicado

2022-10-11

Como Citar

SANTOS, Ellen Felício dos; DAL RI, Neusa Maria. Trabalho como princípio educativo no movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) do Brasil. ORG & DEMO, Marília, SP, v. 23, n. 1, p. 69–82, 2022. DOI: 10.36311/1519-0110.2022.v23n1.p69-82. Disponível em: https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/orgdemo/article/view/13164.. Acesso em: 22 nov. 2024.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

<< < > >>