Advocacy e organizações da sociedade civil

uma análise das organizações da rede Pacto pela Democracia

Autores

  • Lorena Madruga MONTEIRO Programa de Pós-Graduação em Sociedade, Tecnologias e Políticas Públicas
  • Flávio Kummer HORA FILHO Programa de Pós Graduação em Sociedade, tecnologias e políticas públicas do Centro Universitário Tiradentes (UNIT/AL)
  • Joana Tereza Vaz de MOURA Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)

DOI:

https://doi.org/10.36311/1519-0110.2022.v23n2.p63-80

Palavras-chave:

representação política; advocacy; organizações da sociedade civil; Pacto pela Democracia.

Resumo

Atualmente observa-se um movimento no sentido do alargamento da representação política, não mais limitado por sanções, accountability e autorizações públicas, como na representação política eleitoral típica das democracias liberais (LAVALLE, HOUTZAGER e CASTELO, 2006), mas que busca incidir e pressionar a agenda pública através de redes e coalizões de incidência política (Advocacy).  Para compreender a emergência da utilização de estratégias de advocacy pelas organizações da sociedade civil analisou-se, enquanto uma iniciativa de advocacy em rede, o Pacto pela Democracia. Os dados foram obtidos através dos sites eletrônicos de 77 organizações da coalizão de incidência política Pacto pela Democracia que, adotam, dentre outros repertórios de ação coletiva, o advocacy para promover sua causa na agenda pública. A par das caraterísticas das organizações buscou-se analisar os valores que defendem com o objetivo de apresentar um quadro analítico geral das causas de advocacy defendidas por essas organizações e suas aproximações. Para isso utilizou o recurso da nuvem de palavras construídas a partir do software Iramuteq. Conclui-se que a incidência política concretizada a partir dessas organizações apresentam-se como uma ressignificação e ampliação do fazer político e de defesa dos direitos humanos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Lorena Madruga MONTEIRO, Programa de Pós-Graduação em Sociedade, Tecnologias e Políticas Públicas

Docente do Programa de Pós-Graduação em Sociedade, Tecnologias e Políticas Públicas do Centro Universitário Tiradentes (UNIT/AL). Maceió, Alagoas, Brasil.

Flávio Kummer HORA FILHO, Programa de Pós Graduação em Sociedade, tecnologias e políticas públicas do Centro Universitário Tiradentes (UNIT/AL)

Docente do Programa de Pós-Graduação em Sociedade, Tecnologias e Políticas Públicas do Centro Universitário Tiradentes (UNIT/AL). Maceió, Alagoas, Brasil.

Joana Tereza Vaz de MOURA, Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)

Docente do Programa de Pós-Graduação em Estudos Urbanos e Regionais da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Natal, Rio Grande do Norte, Brasil.

Downloads

Publicado

2022-11-25

Edição

Seção

Artigos