O trabalho remoto escolar no contexto pandêmico
limites e possibilidades de estudantes da educação básica da região metropolitana de Sorocaba
DOI:
https://doi.org/10.36311/1519-0110.2021.v22n2.p223-244Palavras-chave:
Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação, Pandemia de covid-19, Região Metropolitana de Sorocaba, Exclusão digital, Educação básicaResumo
O estudo aqui relatado, desenvolvido por um conjunto de quinze pesquisadores, foi um dos primeiros a buscar compreender os limites e as possibilidades que os(as) estudantes da rede de educação básica, pública e privada, estavam vivenciando com as atividades escolares feitas em casa, no contexto de pandemia causada pelo novo coronavírus, com investigação de tipo bibliográfica, documental e de campo, realizada entre os meses de abril e maio de 2020. Concentrada em uma região localizada no interior do Estado de São Paulo, a Região Metropolitana de Sorocaba, permitiu evidenciar a situação desigual de estudantes de cidades de porte médio, em geral pouco presentes na produção acadêmica do campo. A pesquisa ainda possibilitou perceber que, neste contexto de pandemia, para se garantir o constitucional direito à educação, é condição sine qua non tanto o equipamento digital e boas condições de acesso à Internet, quanto a necessidade de mediação do processo educativo escolar por um profissional da educação, o(a) professor(a).
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 ORG & DEMO
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.