O trabalho remoto escolar no contexto pandêmico

limites e possibilidades de estudantes da educação básica da região metropolitana de Sorocaba

Autores

  • Luciana Cristina Salvatti COUTINHO Universidade Federal de São Carlos, UFSCar
  • Marcos Francisco MARTINS Universidade Federal de São Carlos - UFSCar
  • Maria Carla CORROCHANO Universidade Federal de São Carlos - UFSCar

DOI:

https://doi.org/10.36311/1519-0110.2021.v22n2.p223-244

Palavras-chave:

Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação, Pandemia de covid-19, Região Metropolitana de Sorocaba, Exclusão digital, Educação básica

Resumo

O estudo aqui relatado, desenvolvido por um conjunto de quinze pesquisadores, foi um dos primeiros a buscar compreender os limites e as possibilidades que os(as) estudantes da rede de educação básica, pública e privada, estavam vivenciando com as atividades escolares feitas em casa, no contexto de pandemia causada pelo novo coronavírus, com investigação de tipo bibliográfica, documental e de campo, realizada entre os meses de abril e maio de 2020. Concentrada em uma região localizada no interior do Estado de São Paulo, a Região Metropolitana de Sorocaba, permitiu evidenciar a situação desigual de estudantes de cidades de porte médio, em geral pouco presentes na produção acadêmica do campo. A pesquisa ainda possibilitou perceber que, neste contexto de pandemia, para se garantir o constitucional direito à educação, é condição sine qua non tanto o equipamento digital e boas condições de acesso à Internet, quanto a necessidade de mediação do processo educativo escolar por um profissional da educação, o(a) professor(a).

Biografia do Autor

  • Luciana Cristina Salvatti COUTINHO, Universidade Federal de São Carlos, UFSCar

    Docente do DCHE/UFSCar, Pró-Reitora Adjunta de Graduação da UFSCar, ex-Coordenadora do PPGEd-So, Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas História, Sociedade e Educação no Brasil - HISTEDBR - GT UFSCar-So. 

  • Marcos Francisco MARTINS, Universidade Federal de São Carlos - UFSCar

    Docente do DCHE/UFSCar (Departamento de Ciências Humanas e Educação) e do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFSCar campus Sorocaba (PPGEd-So), líder do GPTeFE (Grupo de Pesquisa Teorias e Fundamentos da Educação) e Bolsista PQ-CNPq.

  • Maria Carla CORROCHANO, Universidade Federal de São Carlos - UFSCar

    Docente do DCHE/UFSCar, do PPGEd-So e do Programa de Pós-Graduação em Estudos da Condição Humana – PPGECH da UFSCar Sorocaba.

Downloads

Publicado

2021-12-22

Edição

Seção

Artigos