Empreendedorismo e privatização da escola pública no município de Nova Iguaçu-RJ
a política educacional no contexto da pandemia
DOI:
https://doi.org/10.36311/1519-0110.2021.v22n2.p181-206Palavras-chave:
Educação básica, Nova Iguaçu, Privatização, EmpreendedorismoResumo
O artigo propõe o estudo das políticas educacionais implementadas no contexto da pandemia de COVID-19 no município de Nova Iguaçu-RJ. Sob a justificativa do isolamento social e pela impossibilidade das escolas de manterem-se abertas a partir do início de 2020, as medidas tomadas pelo governo municipalcentraram-se no ensino remoto, na lógica empresarial e na ideologia do empreendedorismo como princípios fundamentais. As tendências nacional e internacional de empresariamento e privatização da escola pública foram assumidas como meta pelo poder executivo local, na figura da Secretaria Municipal de Educação (Semed), que adotou plataformas, pacotes educacionais, pacotes de capacitação docente e materiais didáticos elaborados pela iniciativa privada. Nessa direção, o texto apresenta um panorama das “parcerias” estabelecidas, identificando as empresas e principais sujeitos sociais envolvidos no processo, tendo em vista os desdobramentos da lógica empresarial nas práticas pedagógicas com base nos materiais e atividades definidos para estudantes, professores e professoras de rede pública de educação de Nova Iguaçu.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 ORG & DEMO
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.