Empreendedorismo e privatização da escola pública no município de Nova Iguaçu-RJ

a política educacional no contexto da pandemia

Autores

  • Michelle PARANHOS Universidade Estado do Rio de Janeiro
  • Bruno BENTOLILA Universidade Estadual do Rio de Janeiro - UERJ

DOI:

https://doi.org/10.36311/1519-0110.2021.v22n2.p181-206

Palavras-chave:

Educação básica, Nova Iguaçu, Privatização, Empreendedorismo

Resumo

O artigo propõe o estudo das políticas educacionais implementadas no contexto da pandemia de COVID-19 no município de Nova Iguaçu-RJ. Sob a justificativa do isolamento social e pela impossibilidade das escolas de manterem-se abertas a partir do início de 2020, as medidas tomadas pelo governo municipalcentraram-se no ensino remoto, na lógica empresarial e na ideologia do empreendedorismo como princípios fundamentais. As tendências nacional e internacional de empresariamento e privatização da escola pública foram assumidas como meta pelo poder executivo local, na figura da Secretaria Municipal de Educação (Semed), que adotou plataformas, pacotes educacionais, pacotes de capacitação docente e materiais didáticos elaborados pela iniciativa privada. Nessa direção, o texto apresenta um panorama das “parcerias” estabelecidas, identificando as empresas e principais sujeitos sociais envolvidos no processo, tendo em vista os desdobramentos da lógica empresarial nas práticas pedagógicas com base nos materiais e atividades definidos para estudantes, professores e professoras de rede pública de educação de Nova Iguaçu.

Biografia do Autor

  • Michelle PARANHOS, Universidade Estado do Rio de Janeiro

    Professora da Rede Municipal de Nova Iguaçu e Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas e Formação Humana da Universidade Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brasil.

  • Bruno BENTOLILA, Universidade Estadual do Rio de Janeiro - UERJ

    Professor da Rede Municipal de Nova Iguaçu e Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Artes da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ). Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brasil.

Downloads

Publicado

2021-12-22

Edição

Seção

Artigos