O Príncipe metaverso e a razão: emancipação em tempos de barbárie

Autores

  • Marcelo Lira Doutor em Ciências Sociais pela UNESP/Marília

DOI:

https://doi.org/10.36311/0102-5864.2022.v59n1.p104-130

Palavras-chave:

Príncipe Metaverso; Razão Instrumental; Emancipação.

Resumo

O trabalho em questão apresentou as imagens e representações construídas pelas questões fáusticas de Goethe, para pensar a atualidade da teoria social de Antonio Gramsci (1891-1937), particularmente naquilo que diz respeito às articulações conceituais de Moderno Príncipe, Hegemonia e Intelectuais. Assim, apresentou-se a representação do Príncipe Metaverso, em um diálogo com Octavio Ianni (1926-2004), para articular as questões de Gramsci ao debate sobre teoria da modernidade e processos reificados, a partir dos quais técnica e ciência são retiradas do campo da emancipação e direcionadas a construção de uma complexa ideologia burguesa. Nesse sentido, apresenta-se a mediação construída por Benjamin, na qual O Príncipe apresenta-se como representação da melancolia fáustica e prometeica, ou seja, como símbolo e representação da história moderna.

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Publicado

2022-06-30

Como Citar

LIRA, Marcelo. O Príncipe metaverso e a razão: emancipação em tempos de barbárie. Revista Novos Rumos, Marília, SP, v. 59, n. 1, p. 104–130, 2022. DOI: 10.36311/0102-5864.2022.v59n1.p104-130. Disponível em: https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/novosrumos/article/view/13450.. Acesso em: 19 nov. 2024.