O Príncipe metaverso e a razão: emancipação em tempos de barbárie
DOI:
https://doi.org/10.36311/0102-5864.2022.v59n1.p104-130Palavras-chave:
Príncipe Metaverso; Razão Instrumental; Emancipação.Resumo
O trabalho em questão apresentou as imagens e representações construídas pelas questões fáusticas de Goethe, para pensar a atualidade da teoria social de Antonio Gramsci (1891-1937), particularmente naquilo que diz respeito às articulações conceituais de Moderno Príncipe, Hegemonia e Intelectuais. Assim, apresentou-se a representação do Príncipe Metaverso, em um diálogo com Octavio Ianni (1926-2004), para articular as questões de Gramsci ao debate sobre teoria da modernidade e processos reificados, a partir dos quais técnica e ciência são retiradas do campo da emancipação e direcionadas a construção de uma complexa ideologia burguesa. Nesse sentido, apresenta-se a mediação construída por Benjamin, na qual O Príncipe apresenta-se como representação da melancolia fáustica e prometeica, ou seja, como símbolo e representação da história moderna.
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