O MÉTODO DE MARX. EM BUSCA DE SUA APREENSÃO

Autores

  • Paulo Tumolo Doutor em educação, professor titular da Universidade Federal de Santa Catarina, programa de Pós-Graduação em Educação.

Palavras-chave:

Método de Marx. Método da crítica da economia política. Método da economia política. Materialismo histórico. Estratégia revolucionária

Resumo

O artigo oferece uma contribuição para a apreensão do método de Marx, baseada nos principais textos do autor que tratam desse tema, à medida que busca traçar toda a envergadura de seu método, que seria composto de quatro caminhos, de tal maneira que os dois movimentos do meio correspondem ao método da crítica da economia política, que é parte do método marxiano. O primeiro, que vai de seus estudos iniciais na área do Direito à economia política, o qual demarca sua posição materialista; o segundo, que vai do patamar do “concreto idealizado” à mercadoria; o terceiro, que vai da mercadoria ao capital, no plano do “concreto pensado”; e o quarto, que vai do capital ao Direito. O texto finaliza com algumas considerações sobre o significado político do método marxiano e conclui que este método, O Capital e a estratégia revolucionária estão fundidos em uma única coisa: o método materialista histórico.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2021-12-17