CARLOS MARX EN EL SIGLO XXI

SOBRE LA ESENCIA HUMANA, COMPLEJIDAD Y UNIDAD DIALÉCTICA DE LA NATURALEZA Y LA HUMANIDAD

Autores

  • Hayled Martín Reyes Martín Estudió Filosofía y Letras en la Universidad de La Habana, Cuba. Licenciando en Estudios Socioculturales por la Universidad Central de Las Villas (UCLV, Cuba). Profesor asistente e investigador de la Facultad de Ciencias Sociales en la UCLV.
  • Camilo Valqui Cachi Doutor en Ciencias Filosóficas, exiliado residente en México, ex profesor-investigador de la Universidad Nacional Autónoma de México (UNAM)

Palavras-chave:

Karl Marx, essência, dialética, natureza, humanidade.

Resumo

Esta análise crítica examina a concepção de Karl Marx em torno da complexa unidade dialética da natureza e da humanidade, centralizando seu interesse epistêmico na essência de ambas. Uma questão historicamente estudada e discutida, que continua até hoje nas polêmicas em curso, no contexto da crise civilizacional capitalista, que atinge violentamente o ser humano e a natureza em todo o mundo. As metafísicas atuais que ainda permeiam certas áreas do conhecimento, educação e outras dimensões sistêmicas, persistem em diluir a realidade histórica e concreta e, ao transformar a essência em categoria, volatilizam-se na especulação, destroem a complexidade real e cognitiva. Acaba sendo um poderoso instrumento de dominação funcional do capital. Por isso, é imprescindível aprofundar a crítica teórica e a crítica prática às visões sistêmicas em torno da essência.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2021-12-17