A INTERPRETAÇÃO DA LITERATURA DE HOMERO NA FILOSOFIA DE ALASDAIR MACINTYRE COMO CONTRAPONTO AO EU EMOTIVISTA

Autores

  • Jáder de Moura Fontenele Advogado. Bacharel em Teologia e em Direito, atualmente mestrando do Programa de Pós-Graduação em Filosofia da Universidade Federal do Piauí (UFPI)

DOI:

https://doi.org/10.36311/1984-8900.2019.v11.n27.04.p31

Palavras-chave:

MacIntyre, Homero, Sociedade heroica, Eu emotivista, Virtude

Resumo

O artigo visa apresentar como o filósofo Alasdair MacIntyre interpreta a literatura grega da sociedade heroica, em especial nas obras Ilíada e Odisseia de Homero para apresentar como os indivíduos e a estrutura social da sociedade heroica são diferentes do eu emotivista enquanto produto da crise da linguagem moral moderna. A literatura homérica está para MacIntyre como um arquétipo de tradição que proporcionava aos seus membros uma expressão de vida particular e uma linguagem moral coerentes onde a moral e a estrutura social são uma coisa só, onde o indivíduo não está fragmentado dentro de si e que não precisa de simulacros para esconder quem na verdade é ou que deseja.

Referências

CARVALHO, H. B. A. Tradição e Racionalidade na Filosofia de Alasdair MacIntyre. São Paulo: Unimarco, 1999.

DIAZ, F. J. T. Alasdair MacIntyre – Un crítico del liberalismo?. Madrid: Editorial Dykinson, 2005.

EIRE, A. L. Homero. In: FÉREZ, J. A. L. (ed). Historia de la literatura griega. 3ª ed. Madrid: Ediciones Cátedra, 2000, p. 33-65.

HOMERO. Ilíada. Trad. em versos Carlos Alberto Nunes. 5ª ed. Rio de Janeiro: Ediouro, 1996.

______. Odisseia. V. 2: Regresso. Trad. Donaldo Schuler. Porto Alegre: L&P, 2014.

IZQUIERDO, D. L. Comunitarismo contra Individualismo: Una Revisión de los valores de Occidente desde el pensamento de Alasdair MacIntyre. Barcelona: Aranzadi, 2007.

JAEGER, W. Paideía: a formação do homem grego. Tradução de Artur M. Parreira. 6. ed. São Paulo: WMF; Martins Fontes, 2013.

MACINTYRE, A. Depois da Virtude: um estudo em teoria moral. Bauru: EDUSC, 2001a.

MACINTYRE, A.. Justiça de Quem? Qual Racionalidade?. Trad. Marcelo Pimenta. São Paulo: Loyola, 2001b.

MOTA, F. S. Da catástrofe às virtudes: a critica de Alasdair MacIntyre ao liberalismo emotivista. São Paulo: Edições Loyola, 2014.

OSÓRIO, E. A. S. A herança homérica na tradição aristotélica segundo Alasdair MacIntyre. In: CARVALHO, H. B. A. (Org.) Tradição, moralidade e racionalidade: em diálogo com Alasdair MacIntyre [recurso eletrônico]. Porto Alegre, Editora Fi; Teresina, EDUFPI, 2018, p. 335-362.

RAWLS, J. Uma Teoria da Justiça. Trad. Jussara Simões. 3ª ed. São Paulo: Martins Fontes, 2008.

Downloads

Publicado

2019-05-03