FILOSOFIA NO ENSINO MÉDIO: MATERIAIS E MÉTODOS

Autores

  • Wagner Teles de Oliveira Professor de Filosofia da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS)

DOI:

https://doi.org/10.36311/1984-8900.2018.v10n24.05.p55

Palavras-chave:

Ensino de Filosofia, Ensino Médio, Formação de professores, Recursos didáticos

Resumo

Trata-se de apresentar algumas considerações sobre o papel da Filosofia no ensino médio, tendo como ponto de partida o contraste entre um diagnóstico sobre a situação do ensino de Filosofia no Estado da Bahia e as Orientações Curriculares para o Ensino Médio. Esse contraste permite-nos refletir sobre os métodos de ensino como relacionados ao perfil de formação dos professores que atuam no ensino de Filosofia. Apresentamos razões por que julgar serem os textos clássicos da História da Filosofia imprescindíveis ao ensino de Filosofia, aspectos que permitem compreender os métodos e materiais como diretamente relacionados à formação dos professores e, por fim, apresentamos razões que tornam possível compreender que o papel a ser exercido pela Filosofia na formação dos estudantes do ensino médio só pode realizar-se à medida que o ensino subordinar-se à concepção segundo a qual o ensino de Filosofia não pode prescindir dos textos clássicos da História da Filosofia, sendo um dos principais desafios da Filosofia no ensino médio tornar esses mesmos textos acessíveis aos estudantes. Assim, a Filosofia no ensino médio põe duas ordens de questões diretamente relacionadas e das quais depende o seu sucesso: pensar novos tipos de recursos didáticos e repensar a formação dos professores.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais - Ensino Médio. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, 2002.

BRASIL. Orientações Curriculares para o Ensino Médio: Linguagens, Códigos e suas Tecnologias. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, 2006a. Vol. 1.

BRASIL. Orientações Curriculares para o Ensino Médio: Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, 2006b. Vol. 2.

BRASIL. Orientações Curriculares para o Ensino Médio: Ciências Humanas e suas Tecnologias. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, 2006c. Vol. 3.

MEC. Conselho Nacional de Educação. Câmara de Educação Superior. Parecer CNE/CES n° 492/2001, aprovado em 3 de abril de 2001. Diretrizes Curriculares Nacionais dos cursos de Filosofia, História, Geografia, Serviço Social, Comunicação Social, Ciências Sociais, Letras, Biblioteconomia, Arquivologia e Museologia. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 9 de julho de 2001. Seção 1, p. 50. MEC. Portaria INEP n. 171, de 24 de agosto de 2005. Publicada no Diário Oficial de 26 de agosto de 2005, Seção 1, pág. 60. Filosofia.

FAVARETTO, C. F. Notas sobre o ensino de Filosofia. In: MUCHAIL, S. T. (org.). Filosofia e seu ensino. 2. ed. São Paulo: Educ, 1996, p. 77-86.

KANT, I. Lógica. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 2002.

LEBRUN, G. Por que filósofo? Estudos CEBRAP, n. 15, janeiro-março, 1976, p. 148-153.

ROCHA, R. P., Ensino de Filosofia e Curriculo. Petrópolis: Editora Vozes, 2008.

SALLES, J. C.; BIRCHAL, T. S; PASCHOAL, A. E. Filosofia. Disponível em http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/14Filosofia.pdf. Acesso em 20 de janeiro de 2010.

SILVEIRA, R., “Um Sentido para o Ensino de Filosofia no Ensino Médio”, In:

GALLO, S.; KOHAN, W. (orgs.). Filosofia no Ensino Médio. Campinas: Editora da UNICAMP, 2004, p. 129-148.

TERRA, R.; NOBRE, M. Ensinar Filosofia: Uma conversa sobre aprender a aprender. Campinas: Papirus, 2007.

Downloads

Publicado

2018-12-11