O ACONTECER DA VERDADE NA FILOSOFIA DE MARTIN HEIDEGGER

Autores

  • Bruno José do Nascimento Oliveira Mestrando em Filosofia pela Universidade Federal do Piauí (UFPI)

DOI:

https://doi.org/10.36311/1984-8900.2018.v10n22.05.p13

Palavras-chave:

Heidegger, Arte, Filosofia

Resumo

O presente trabalho pretende analisar o texto de Martin Heidegger A origem da obra de arte, consistindo em conferências proferidas em 1935 e 36 publicada na década de 50, no livro intitulado Caminhos da Floresta (Holzwege). Heidegger é considerado um dos principais pensadores do século XX. A preocupação do autor nesta obra é pela natureza da obra de arte, como o próprio título já sugere, mas Heidegger apenas explicita e aponta o caminho para resolver o enigma da pergunta pelo fundamento da obra de arte. O objetivo deste trabalho é discutir a questão da verdade, que se define como um dos momentos mais importantes da filosofia de Heidegger. Iremos trabalhar com a noção de verdade na obra de arte e de como autor desenvolve tal ideia em seus textos. Em primeiro lugar abordaremos a noção de verdade para os gregos retomando o sentido originário de verdade como alétheia, em seguida veremos como o conceito de verdade difere do conceito de adequação, focando principalmente na relação entre mundo e terra que abandona o conceito tradicional de verdade e funda uma nova acepção a partir da arte. A questão da verdade não é uma questão aleatória no pensamento de Heidegger, entretanto representa uma questão extremamente problemática e muito mal compreendida ao longo do tempo, mas que foi entendida, a partir dos gregos, como uma questão fundamental e indissociável dos demais temas estudados pela filosofia.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

CASANOVA, M. Eternidade Frágil: ensaio de temporalidade na arte. Rio de Janeiro: Via Vérita, 2013.

HAAR, MicMhel. A obra de Arte. Ensaio sobre a ontologia das obras. Rio de Janeiro: DIFEL, 2000.

HEIDEGGER, M. Heráclito: a origem do pensamento ocidental: lógica. A doutrina heraclítica do lógos. Tradução de Marcia Sá Cavalcante Schuback. Rio de Janeiro: Relume Dumará, 1998.

______. A origem da obra de arte. Trad. Idalina Azevedo da Silva, Manuel Antônio de Castro. São Paulo: Edições 70, 2010.

______. Ser e tempo. Tradução de Márcia Sá Cavalcante. Petrópolis, RJ: Vozes, 2015.

NUNES, B. Passagem para o poético. Filosofia e poesia em Heidegger. São Paulo: Loyola, 2012.

PESSOA. F. M. O assunto e o caminho do pensamento de Heidegger. Vitória, ES: Edufes, 2003.

Downloads

Publicado

2018-07-28

Edição

Seção

Artigos