EDUCAÇÃO AMBIENTAL: A TECNOLOGIA A FAVOR DA NATUREZA
DOI:
https://doi.org/10.36311/1984-8900.2018.v10n23.08.p85Palavras-chave:
Educação Ambiental, Tecnologia, Mídias InformaisResumo
A intersecção tecnologia, meio ambiente e educação é objeto de reflexão há algum tempo. Geralmente, tem-se de um lado uma crítica que vê a empresa da tecnologia como um mal necessário, mas ainda assim um mal. De outro lado, incluem a tecnologia como uma ferramenta didática que pode ser utilizada na escola, interpretação evidentemente pedagógica. Ambas nos parecem razoáveis. Porém, gostaríamos de apresentar sucintamente um ponto de vista positivo sobre a tecnologia que leva a reflexão sobre a educação ambiental para além dos muros da escola. Trata-se de pensar a educação ambiental desde uma concepção de educação mais abrangente: como conscientização. Nessa interpretação a tecnologia digital é o dispositivo que abre possibilidades de compreensão ética do meio ambiente. A tecnologia não será encarada como uma ferramenta (utilizada arbitrariamente); antes será um componente cotidiano extraescolar que mesmo sem a intenção de educar já atua educando. Neste sentido, a educação ambiental é “informalizada” na medida em que é informatizada pela transmissão digital de informações sobre a relação sustentável entre ser humano, sociedade e natureza.Downloads
Referências
BRASIL. Lei e Diretrizes de Base da educação nacional (LBD), lei 9.394 de 20 de novembro de 1996.
CRAIA, E. C. P. A técnica reconsiderada: do meta-discurso epistemológico à questão ontológica. Revista e Filosofia,v. 18 n.22, p. 11-36,jan./jun. 2006.
HOLZBACH, R; KAHLAU, C; NASCIMENTO, D. A sustentabilidade sob o ponto de vista do conceito de agenciamento. Publicado em ALTEC 2013: Congresso Latino Ibero-americana de Gestão de Tecnologia, 2013. Disponível em:
http://www.altec2013.org/programme_pdf/1413.pdf. Acesso em: 22/04/2018.
LÉVY, P, Cibercultura. Tradução de Carlos Irineu da Costa - Coleção TRANS -São Paulo: editora 34, 1999.
LIPOVETSKY, G; SERROY, J. A estetização do mundo: viver na era do capitalismo artista. São Paulo: Companhia das letras, 2015.
MORAN, J. M. Novas tecnologias e mediação pedagógica. 6ª edição – Campinas: Papirus, 2000.
SASS, S. D. A tecnologia no mundo contemporâneo: promessas e desafios. Rev. Filos., Aurora, Curitiba, v. 27, n. 40, p. 219-243, jan./abr. 2015. Disponível em: https://www.sfu.ca/~andrewf/10_A%20tecnologia%20no%20mundo.pdf. Acesso em: 01/04/2018.
SCHWARTZ, C. Janelas para o futuro. Veja Vida Digital (Parte integrante da Revista Veja). - São Paulo, ano 32, p. 32, 1999.
SILVA, T. D. Natureza e ecologia na televisão brasileira. Revista Ambiente & Sociedade – Vol. VII nº. 2 jul./dez. 2004. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/asoc/v7n2/24697.pdf. Acesso em: 16/04/2018.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2018 Kínesis - Revista de Estudos dos Pós-Graduandos em Filosofia
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.